EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Heranças Africanas no Marajó - Comunidades do Furo do Palheta


 
Dia 13/05 - Realizou-se o lançamento do Projeto, com manifesto sobre a leis abolicionista, como dia de denúncia sobre as condições da pop. negra pós abolição.
Dia 23/05 -  Apresentação dos alunos do Sistema de Organização Modular de Ensino Médio - SOME, co temáticas assim distribuídas.
1º ANO -  Antiguidade Africana.
2º ANO -  Trabalho, Resistência á Escravidão e Cultura Afro-Brasileira.
3º ANO -   A Partilha da África, Diáspora Africana e Movimentos de Resistência (século XIX e início do XX).
As atividades contaram com trabalho escrito, criatividade na apresentação e símbolo sobre cada  tema trabalhado.
Objetivo: Contribuir com o processo de auto-reconhecimento dessa comunidade, quanto a sua identidade negra, presente na trajetória histórica dessas comunidades ribeirinhas no Marajó.

Dia 30/05 - Oficina de Capacitação sobre a Lei 10.639/03, para professores de ensino fundamental das comunidades ribeirinhas do Furo do Palheta, município de Muaná, com a presença do coordenador da Coordenadoria de Educação para a Promoção da Igualdade Racial (COPIR/SEDUC), professor Amilton Gonçalves Sá Barretto.
A oficina será coordenada por Professora Marilene Valente, professora de História do I Módulo 2014 do SOME, e professor de Filosofia Raimundo Cunha.

O evento também conta com intercâmbio com lideranças de comunidades quilombolas que foram convidadas para troca de experiência com a Associação de moradores do local, são eles:
Raimundo Magno e Claudia Santa Rosa - Moju;
Gicely Santos - Ponta de Pedras;
Nivaldo - Gurupá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário