Dia 13/05
- Realizou-se o lançamento do Projeto, com manifesto sobre a leis
abolicionista, como dia de denúncia sobre as condições da pop. negra pós
abolição.
Dia 23/05 - Apresentação dos alunos do Sistema de Organização Modular de Ensino Médio - SOME, co temáticas assim distribuídas.
1º ANO - Antiguidade Africana.
2º ANO - Trabalho, Resistência á Escravidão e Cultura Afro-Brasileira.
3º ANO - A Partilha da África, Diáspora Africana e Movimentos de Resistência (século XIX e início do XX).
As atividades contaram com trabalho escrito, criatividade na apresentação e símbolo sobre cada tema trabalhado.
Objetivo:
Contribuir com o processo de auto-reconhecimento dessa comunidade,
quanto a sua identidade negra, presente na trajetória histórica dessas
comunidades ribeirinhas no Marajó.
Dia 30/05 - Oficina de Capacitação sobre a Lei 10.639/03, para professores de ensino fundamental das comunidades ribeirinhas do Furo do
Palheta, município de Muaná, com a presença do coordenador da Coordenadoria de Educação para a Promoção da Igualdade Racial (COPIR/SEDUC), professor Amilton Gonçalves Sá Barretto.
A
oficina será coordenada por Professora Marilene Valente, professora de
História do I Módulo 2014 do SOME, e professor de Filosofia Raimundo
Cunha.
O
evento também conta com intercâmbio com lideranças de comunidades
quilombolas que foram convidadas para troca de experiência com a
Associação de moradores do
local, são eles:
Raimundo Magno e Claudia Santa Rosa - Moju;
Gicely Santos - Ponta de Pedras;
Nivaldo - Gurupá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário