EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

terça-feira, 20 de agosto de 2013

IV Ciclo Nacional de Conversas Negras: “Agosto Negro Ou o Que a História Oficial Ainda Não Conta”

Acontece de 28 a 30 de agosto, em Belém do Pará, o IV Ciclo Nacional de Conversas Negras: “Agosto Negro Ou o Que a História Oficial Ainda Não Conta”, uma iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas, representação do movimento negro em Alagoas,  com a  importante parceria do  Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro, do Instituto Federal do Pará.
Em sua  quarta edição o Conversas Negras reunirá ,em Belém do Grão Pará,  pesquisador@s de diversos estados do Brasil, dentre eles Alagoas, Espirito Santo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e do  estado sede, Pará.
Para a organização,  o IV Ciclo  se constitui em um palco privilegiado e  plural  para não só refletir a  diversidade dos movimentos sociais, como também,   debater e propor estratégias, visando o  ativismo  e controle  social,   tendo como foco a implementação das políticas públicas, nos espaços de formalização institucional , em especial a Lei nº10.639/03.

Com uma programação variada, o IV Ciclo fará uma homenagem especial- com debate em mesa temática- a ativistas que ao longo da historiografia brasileira influenciaram, com seu ativismo, para  o  surgimento de politicas públicas que provocaram mudanças sociais, como o caso do poeta, pesquisador, historiador e ativista gaúcho Oliveira da Silveira, nascido em agosto de 1941. Formado em letras, Oliveira traz em seu currículo, o mérito de ser um dos idealizadores da transformação do 20 de novembro em data máxima da comunidade negra brasileira.
Com participação de Jeruse Romão- Msc em Educação , militante do Movimento Negro em  Santa Catarina e Amilton Gonçalves Sá Barretto, pedagogo, coordenador executivo do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Estado do Pará (Fopeder), a mesa temática: ‘O ponto e o contrapondo do texto literário ou Essa Nêga Fulô, de Jorge de Lima a Oliveira Silveira”, revisitará a imagem social da mulher negra na simbologia da Nêga Fulô do poeta, romancista, o  renomado alagoano , Jorge de  Lima, nascido em União dos Palmares- onde está plantado o Quilombo dos Palmares, e do poeta pesquisador, e historiador gaúcho da consciência negra, Oliveira Silveira.
Para inscrever-se no IV Ciclo basta enviar um e-mail com nome da instituição, endereço, celular para o e-mail neab-ifpa@hotmail.com, com cópia para raizesdeafricas@gmail.com
Mais informações: (91)3201-1764 ou 3201-1765 (NEAB/PA); (82) 08827-3656

Nenhum comentário:

Postar um comentário