EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Agosto Negro na Cabanagem - Belém/PA

2º Mutirão de Grafiti
Contra o extermino da Juventude Negra

Esta edição do Projeto Mutirões de Graffiti é uma iniciativa do Levante da Juventude, Coletivo Casa Preta e Coletivo Cosp Tinta que visam conscientizar e expressar a potencialidade da população, pobre, afro-brasileira em seus valores. Esta ação a partir da utilização do graffiti, fonte mais próxima da juventude negra, vem ao mesmo tempo, promover a cultura Hip-Hop em um espectro da promoção da igualdade racial, resgatando assim a história de resistência do povo negro através de um elemento negro urbano que é a arte do graffiti. 
 
10 de Agosto
Local: Centro Cultural Cabanagem
Endereço: Alameda João Paulo nº 17,
Bairro da Cabanagem, no final do conjunto Jardim Europa na av. Mario Covas


Inicio: 08:00 da manhã as 18:00
Cinema, debates, grafiti, rap, dança de rua, oficinas e etc...
Organização: Levante Popular da Juventude, Coletivo Casa Preta, Coletivo Cosp Tinta Crew

Informações: (91) 82008412/ 87263742
 
Agosto negro é um movimento de caráter internacional que oferece especial significado a este mês devido a seu compromisso de reverenciar os principais fatos históricos negros ocorridos neste período. O Agosto Negro surgiu nos estados unidos durante a decada de 1970, quando integrantes do Movimento Negro mobilizaram-se para lutar contra o racismo e a repressão. O sucesso da iniciativa, que ocorreu no mês de agosto, originou o Black August, que ocorreu em diversos paises. As manifestações do Agosto Negro esta referenciado nos marcos dos anos 70, nos campos de concentração da califórnia, como forma de homenagear ativistas que tombaram na tentativa de libertar james mcclain, william natal e ruchell magee, três ativistas negros pertencentes ao grupo “lutadores da libertação negra”, a partir deste momento as comemorações anuais passaram a acrescentar às suas reverencias os demais fatos históricos negros anteriores e posteriores ocorridos neste mês, a exemplo da celebre marcha sobre washington liderada por martin luther king, o nascimento dos lideres marcus garvey, maroon russell shoatz e fred hampton, como tambem william edward burghardt du bois que morreu em gana, em 27 de agosto de 1963.

O Agosto Negro nos remete a seguinte questão no atual processo politico de luta do povo negro: o Exterminio da Juventude Negra. A juventude negra mais uma vez está no mapa da violência no Brasil. Se trata de uma pesquisa que relata o racismo velado no brasil ao longo de decadas. Ainda fazem de tudo para nos enpurrar ao abismo e para embranquecer o povo brasileiro.

É hora de o povo negro tomar as ruas como sempre fez e cobrar resposta concretas para acabar com esse rácismo velado. Queremos a efetivação da educação nas areas quilombolas, a retomada imediata de titularização de terras quilombolas e o fim do Exterminio da Juventude Negra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário