EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

terça-feira, 5 de junho de 2012

AFROPARÁ EM SANTANA DO ARAGUAIA



Cerca de 40 professores e técnicos em educação da rede estadual e municipal de educação de Santana do Araguaia/PA participaram do primeiro módulo da formação do Projeto Afro-Pará, de 21 a 26 de maio de 2012. O projeto é desenvolvido pela Coordenadoria de Educação para Promoção da Igualdade Racial (Copir) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc/PA).
Além da implementação da Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da História e Cultura da África e da Cultura Afro-brasileira no Ensino Fundamental e Médio, a capacitação busca também introduzir nas escolas o debate sobre toda e qualquer forma de intolerância e principalmente sobre o racismo, que devem ser combatidos por todos os atores do ambiente escolar.
Durante os dias de formação, ocorrida na escola estadual Jorceli Sestari, partindo das experiências dos educadores, foram trabalhadas as noções e conceitos que buscam desconstruir os estereótipos, preconceitos e visões distorcidas acerca do continente africano.
Para o professor Vinícius Darlan, orientador da formação em Santana do Araguaia, “é grande a empolgação dos professores para a elaboração e execução do projeto pedagógico próprio para o cumprimento da lei 10.639/03. Houve máximo envolvimento e empenho da equipe gestora e demais professores da escola ‘Jorceli Sestari’, que já programaram para o mês de setembro a execução do projeto de combate à intolerância que terá caráter interdisciplinar”.
Na escola, que tem como diretoras as professoras Katia Tatiane Franco, do Ensino Médio, e Elisângela Souza da Silva, do Ensino Fundamental Municipal, coordenadores pedagógicos os professores Ires Martins de Souza e Patrico Cirqueira da Silva, e coordenador do Conselho Escolar o professor Ricardo Alves da Cunha, foi apresentada a experiência inovadora da “Semana Integrada de Combate ao Racismo 2012” das Escolas Estaduais “Prof. Ademar de Vasconcelos” de Salvaterra, e “Gasparino Batista” de Soure através de fotos e filmagens que também contagiaram ainda mais aqueles profissionais.
Desta forma, Santana do Araguaia desponta no Estado do Pará como referência em ações educativas de combate ao racismo e de implementação da Lei 10.639.

Nenhum comentário:

Postar um comentário