EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Exposição Bem do Brasil poderá ser conferida pelos paraenses a partir de abril

Exposicao Bem do Brasil Belem
Belém do Pará, será a próxima capital brasileira a receber a mostra itinerante Bem do Brasil: Patrimônio Histórico e Artístico. Organizada pelo Iphan, patrocinada pelo BNDES e com a curadoria de Lauro Cavalcanti, a exposição será aberta no dia 12 de abril, às 19h, na Galeria Manoel Pastana do Palácio Lauro Sodré e poderá ser conferida pelo público até o dia 17 de junho.
Bem do Brasil reúne desenhos, pinturas, gravuras e esculturas de artistas como Taunay, Facchinetti, Djanira, Tarsila do Amaral, Volpi, Ivan Serpa, Amilcar de Castro, Aluisio Carvão, Franz Weissmann, Guignard, Di Cavalcanti, Lasar Segall, Mestre Valentim, Arthur Bispo do Rosário, Goeldi, Samico, J.Borges e Portinari.
A mostra também traz peças de várias regiões do país, como violas-de-cocho de Mato Grosso, tambores da Crioula do Maranhão, oratórios mineiros e baianos, imagens de reis, santas e santos de igrejas de Pernambuco e do Museu de Arte Sacra de São Cristóvão - SE, esculturas das Missões Jesuítico-Guaranis no Rio Grande do Sul, ex-votos de romeiros do Ceará e Bahia, cajados de pais de santo, cerâmicas indígenas do Espírito Santo, carrancas do Velho Chico, cabeça de Boi Tinga do Pará, máscaras de Cavalhadas de Goiás, bonecos do Jequitinhonha, o jongo do Rio de Janeiro, cerâmicas e cabeças de ex-votos de procedências diversas.
A exposição foi o evento que reinaugurou o Palácio do Planalto, em Brasília, em setembro de 2010, antes de seguir para o Centro Cultural Paço imperial, em dezembro do mesmo ano, no Rio de Janeiro. Bem do Brasil, que também já passou por São Miguel das Missões - RS e Recife – PE, reúne 18 painéis fotográficos com imagens das peças expostas em Brasília e no Rio de Janeiro, acrescidos de obras de acervo local e ampliando a visibilidade dos bens culturais brasileiros.

ServiçoExposição Bem do Brasil: Patrimônio Histórico e Artístico
Data: 12 de abril de 2011, às 19h
Visitação: de13 de abril a 17 de junho de 2012
Terça à sexta-feira: das 10 às 18h
Sábado e domingo: 10 às 14h
Local: Galeria Manoel Pastana, Palácio Lauro Sodré, Praça Dom Pedro II, S/N
Belém-PA

Fonte: Ascom - Iphan/PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário