EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

terça-feira, 24 de abril de 2012

Combate ao racismo será debatido em escolas marajoaras

 


Começou a mobilização para a “SEMANA INTEGRADA DE COMBATE AO RACISMO”, que ocorrerá nos dias 09, 10 e 11 de maio, da Escola Estadual “Prof. Ademar N. de Vasconcelos” – Salvaterra – onde este projeto pedagógico de sucesso já esta na sua terceira edição.

A grande novidade deste ano é a parceria com a Escola Estadual “Gasparino Batista da Silva” – Soure. Onde o projeto terá sua primeira edição. A proposta de “integração” das duas escolas foi definida pelas diretoras, pelo “Vasconcelos”, Profª. Juvane Oliveira, e pelo “Gasparino”, Profª. Juvaneide Julia, com a concordância do coordenador do projeto, Prof. Vinícius Darlan.
Mais alunos preparando o material da semana.

A confecção de cartazes, painéis e faixas – de conscientização e protesto – pelos alunos, já começaram em Salvaterra e terão início esta semana em Soure, tudo ao ritmo do reggae. O andamento das atividades também é apoiado e incentivado de perto pelos vice-diretores das duas escolas Prof. Waldeci Miranda e Profª. Elina Moraes, respectivamente. O tema deste ano é: “POR UMA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS” (LEI 10.639/03).
 
Os palestrantes confirmados até o momento são Prof. Msc. Amilton Barreto (Coordenador da COPIR/SEDUC), Profª. Msc. Joana Carmem (COPIR/SEDUC e Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Rural da Amazônia – GEPERUAZ), Prof. Msc. Rodrigo Santos (Vice-presidente da Associação dos Cientistas da Religião do Pará – ACREPA), Prof. Esp. Dário Pedrosa (Escola “Vasconcelos”), Prof. Esp. Luiz Alberto (Escolas “Vasconcelos” e “Salomão Matos”) e Profª. Msc. Maria Páscoa de Souza (UFPA-Soure).

Segundo o Prof. Vinícius Darlan, o objetivo geral do projeto é provocar o debate sobre o fenômeno social do racismo, suas formas de operação e consequências. “Temos que ir além da lei federal 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da História da África e da Cultura Afro-Brasileira nas escolas de ensino fundamental e médio. Precisamos elevar a auto-estima, mexer com os sentimentos dos nossos alunos e da comunidade” disse o professor.
A já tradicional “Caminhada de Combate ao Racismo”, ocorrerá no 11 de maio, com concentração a partir das 09:30hs da manhã em frente à Escola Gasparino, em Soure. Em Salvaterra a concentração será a partir das 15:30 em frente à Escola Vasconcelos.

Maiores informações ligue para (91) 3765 1227.

Nenhum comentário:

Postar um comentário