EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Escola de Soure participa de atividades extra-classe

Prof. Amilton Barretto em atividade sobre diversidade
Parte dos 1.826 alunos da Escola de Ensino Fundamental e Médio “Gasparino Batista da Silva”, no município de Soure, tiveram na manhã desta quarta-feira, 18, atividades extra-classe promovida pelo Pro Paz Educação. O cronograma da equipe composta pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Coordenações de Meio Ambiente e Igualdade Racial da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) iniciaram cedo as atividades em três salas de aula de ensino fundamental. A escola sede do município é o local onde o Programa realizou encontro nesta terça-feira, 17, com técnicos de educação e professores da rede de ensino visando a criação da cultura de paz por intermédio do protagonismo juvenil. A expectativa pela espera causou frison dos alunos das outras turmas lotando o acesso das salas para acompanhar de perto a mostra de vídeos das palestras. Os parceiros do programa foram bem recebidos pelos alunos que participaram das atividades dinâmicas antes da sessão de vídeo, em clara demonstração de ansiedade pela presença do Pro Paz Educação na escola.

Palestras - Todas as informações sobre o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) foram absorvidas em completo silêncio pela turma que recebeu a equipe da Polícia Militar, com a exposição do Coronel Costa Júnior.


A mostra do vídeo sobre os efeitos do álcool provocou reação de tristeza na aluna Maiara Silva Souza, de 12 anos. A mesma sensação foi revelada pelo aluno Lucas Fernandes, 14 anos, ao declarar que a palestra foi importante ao abordar os efeitos causados pelas drogas e o que pode causar, como o final de uma das personagens do vídeo.


Conviver com as diferenças, exercitar a tolerância e o respeito foram alguns dos aspectos que deram o tom na apresentação da Coordenação Para Promoção da Igualdade Racial (Copir) na mostra do vídeo “ Vista a minha pele”, que aborda conflitos raciais.


O tema provocou diversas reações nos estudantes e a admiração do técnico responsável pela apresentação, Tony Vilhena. “ Estou surpreso pela postura dos alunos, o silêncio é total, pois alguns deles devem estar se vendo em várias cenas”, destacou o parceiro do Pro Paz Educação.


As noções da educação ambiental foram repassadas por meio da oficina de reaproveitamento de papel, na confecção de pião feito de jornal. A produção da peça originou o concurso de disputa do pião que rodasse por mais tempo. Os professores Luís Brito e Teresa Gonzaga, declararam que os alunos tiveram participação ativa.


O Corpo de Bombeiros demonstraram como atuar na prevenção de vazamento de gás e como proceder em casos de primeiros socorros e acidentes domésticos. A palestra versou sobre os cuidados que pais e responsáveis devem ter com fósforos e velas, destacou o coronel Nahum Fernandes da Silva, assessor técnico do Corpo de Bombeiros, parceiro do Programa.


Texto: Izabel Cunha
Fotos: Rai Pontes

Ascom/Seduc

Nenhum comentário:

Postar um comentário