EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Educadores constroem novo currículo da educação básica

Mesa de abertura

“Nós não estamos iniciando uma nova discussão, mas, construindo uma trajetória”. A afirmação é do diretor de ensino Médio e Profissionalizante da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), professor José Roberto Alves, durante as discussões do novo “Currículo da Educação Básica”, na tarde desta terça-feira, 31, no auditório do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Durante a saudação de boas vindas aos participantes, José Roberto, informou que o Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União (DOU) de hoje, homologação das diretrizes curriculares aprovadas para o ensino médio. Segundo o professor, com essas diretrizes, o ensino médio passa a ter norteadores de estrutura e organização pedagógica no interior das escolas.

Até a próxima quinta-feira, 02, a discussão acerca do novo currículo estará sob a responsabilidade dos atores da área da educação, que se inscreveram e depois de selecionados foram considerados aptos ao desafio que precisa ter o crédito de todos, reiterou a coordenadora de educação Infantil e Fundamental da Seduc, professora, Ana Cláudia Hage. Ela destacou que mais de 800 pessoas se inscreveram para participar do processo de reorientação curricular, sendo, que 150 foram selecionadas.

Para discutir o tema é preciso conhecer a importância da diversidade, ponderou o coordenador de educação para Igualdade Racial (Copir), da Seduc, Hamilton Barreto, durante pronunciamento aos presentes fazendo referência as questões que precisam ser pensadas durante a construção da proposta, como por exemplo, a educação indígena e do campo, além de ações complementares que fazem parte da sociedade brasileira e paraense.

"O currículo já amadureceu, graças as experiências em salas de aula," constata Manoel Delmo de Oliveira, pró-reitor de graduação em exercício da UEPA e membro do Conselho Estadual de Educação. A comprovação está nos excelentes resultados obtidos recentemente pelos alunos das escolas públicas nos vestibulares de 2012, o que justifica o trabalho que vem sendo realizado na universidade e nas escolas estaduais.

Pela programação, a partir desta quarta-feira, 1º, serão constituídos os grupos de trabalho, responsáveis pela discussão e construção das propostas que estarão disponíveis no site da Seduc pelo período de 15 dias, para que os professores possam contribuir, atendendo as necessidades e especifidades dos alunos da rede.

Texto: Izabel Cunha
Fotos: Advaldo Nobre
Ascom/Seduc

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