EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

terça-feira, 28 de maio de 2019

Seminário Educação para as Relações Étnico-raciais: Integração Curricular com Ênfase na BNCC.






O auditório da EEEFM Deodoro de Mendonça esteve lotado na última quarta-feira (22), cerca de 200 participantes, para o Seminário Educação para Relações Étnico-Raciais: Integração Curricular com ênfase na BNCC. Gestores, professores, técnicos em educação, discentes do curso de pedagogia, entidades do movimento social negro e representantes quilombolas, compareceram ao Seminário uma realização da Secretaria de Estado de Educação – SEDUC, organizado pela Coordenadoria de Educação para Promoção da Igualdade Racial – COPIR.

O evento fechou a programação da Semana Educacional de Denúncia Contra o Racismo realizada no período de 13 a 17 de maio nas escolas do estado, atendendo alunos(as) do ensino fundamental ao médio com atividades direcionadas pela equipe COPIR: Tela Negra e Oficina Experimentações, Fotopoéticas e Africanidades.

O período escolhido para a Semana está em sintonia com as atividades que aludem ao dia 13 de Maio como Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo. Objetivando atuar na sensibilização da sociedade para atuação de enfrentamento ao racismo, destacando a escola como Espaço Multicultural, combatendo a produção do silêncio acerca da existência do racismo na sociedade brasileira e no cotidiano escolar em ações voltadas aos professores e alunos.

A composição da mesa contou com a participação da Especialista em Educação/COPIR - Simone Araújo, representando a Secretaria de Educação do Estado, que destacou a importância do seminário. Em seguida, concluindo a composição da mesa tivemos a presença do Sr. Jorge Farias (OAB/PA), a Srª. Maria de Fátima Matos Silva (CEDENPA), e a Profª. Doutora Marilú Márcia Campelo (GEAM/UFPA).

Na sequência a Profª. Doutora Marilú Márcia Campelo proferiu a palestra intitulada Educação para as Relações Ètnico-raciais: Programas de formação de professores para  implementação da Lei 10.639/2003. Em seguida, a palestrante Profª. 


Doutora Ariana Kelly L. S. da Silva concluiu as atividades do período da manhã como sua exposição: Nossos passos vem de longe: Evolução humana e o enfrentamento do   racismo. Em continuidade, as palestras oportunizaram o diálogo entre as professoras palestrantes e os participantes do seminário, elucidando questões relacionadas a falas proferidas, bem como outras informações complementares aos temas.
No período da tarde, a programação seguiu com diálogo sobre a Educação Escolar Quilombola: Experiências e Desafios da Implantação da Modalidade no Pará - COPIR/SEDUC. Em seguida, deu-se a Roda de Conversa: O Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e os diferentes meios para sua implementação na educação básica - Experiências e práticas de professores da SEDUC.

COPIR: 20 anos, ousadias, resistências e parcerias para o enfretamento ao racismo na educação.


O momento da roda de conversa por meio das experiencias pedagógicas exitosas para implementação da Lei 10.639/2003 dos professores surgiu como forma de valorização das práticas educativas realizadas pelos servidores da rede estadual de ensino, cujos relatos foram carregados de ousadias, resistências e gratidões aos parceiros COPIR, movimento social negro, aos gestores e professores de suas respectivas escolas pelo apoio no que concerne a formação continuada e ao enfrentamento as mais variadas posturas racistas encontradas no decorrer do construto por uma educação antirracista e democrática, compreendida como direto de todos educandos da escola pública.


Professora Flora Cristine da Costa Scantlebury. Graduada em Letras com especializações na temática étnico-raciais. Atua na EEEM Pedro Amazonas Pedroso, com alunos do 1º ano – Lingua Portuguesa e 2º ano – Literatura Portuguesa. Desenvolve Projeto Somo Todos Iguais, Será? 

Ilka Joseane Pinheiro Oliveira. Professora de História e Estudos Amazônicos/SEDUC na EEEFM Coronel Sarmento (Icoaraci). Historiadora e mestre em educação pelo PPGED/UFPA e Especialista na Lei 10.639/03: Africanidades e Saberes Afro na Amazônia GEAM/UFPA. Desenvolve Projeto Brasil e África.


Professora Cláudia Peniche. Especialista Saberes Africanos, afro-amazônico e a Implementação da Lei 10.639. Atua no Instituto de Educação Estadual Do Pará. Desenvolve Projeto Consciência Negra.

Professor Vinicius Darlan Silva de Andrade. Graduado em Licenciatura em História e Especialista Saberes Africanos, afro-amazônico e a Implementação da Lei 10.639. Atua nas EEM Ademar de Vasconcelos, do município de Salvaterra, e EEFM Gasparino Batista da Silva, do município de Soure. Desenvolve Projeto Semana Integrada de Combate ao Racismo.     
                                                
Premiado, em 2015, com o 7º Prêmio Educar para a Igualdade Racial e de Gênero: experiências de promoção da igualdade étnico-racial em ambiente escolar, pela execução do projeto "Semana Integrada de Combate ao Racismo", desenvolvido em parceria com a EEM Ademar de Vasconcelos, e a EEFM Gasparino Batista na Ilha do Marajó. A premiação foi na categoria "Professor de Educação Escolar Quilombola", em cerimônia promovida pelo Centro de Estudos de Relações do Trabalho e Desigualdades (CEERT) em São Paulo. 

Em prosseguimento com as palestras a Profª. Doutoranda Joana Carmem do Nascimento Machado encerrou os diálogos do dia com o tema foco do seminário: Educação para as Relações Ètnico-raciais: Integração Curricular com Ênfase na BNCC.

A finalização do evento transcorreu com sorteios de livros relacionados as temáticas proferidas entre os participantes. Os livros foram doados pelo GEAM/UFPA na pessoa da Profª. Doutora Marilú Márcia Campelo.

Texto: Simone Araújo – COPIR/SEDUC.
Fotos: Simone Araújo.


















Texto: Simone Araújo/SEDUC/COPIR
Fotografia: Simone Araújo




Nenhum comentário:

Postar um comentário