EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

domingo, 21 de outubro de 2018

Território Quilombola de Jambuaçu recebe ações da COPIR


 
A Coordenadoria de Educação para a Promoção de Igualdade Racial –COPIR – esteve no Território Quilombola de Jambuaçu, em Moju/PA, de 15 a 18 de outubro para dar prosseguimento às providências oriundas da Audiência sobre Políticas Públicas, ocorrida no dia 29 de agosto de 2018, no Auditório João Batista, da Assembleia Legislativa do Pará - ALEPA.
O sociólogo Tony Vilhena realizou visita técnica às comunidades (Santo Cristo, Nossa Senhora das Graças, Jacundaí, Conceição do Mirindeua e Itaperuçu) e atendimento específico às crianças da Escola Municipal da Comunidade Quilombola do Santo Cristo com pedagogias de fortalecimento à identidade quilombola. A ação foi devidamente notificada tanto nesta SEMED quanto no Gabinete da Prefeitura de Moju no dia 10 de outubro de 2018, tendo a anuência das lideranças quilombolas desde o dia 12 de setembro de 2018.
A professora Maria Erenita, que tem experiência de 27 anos em educação escolar quilombola, sempre atuando com classes multisseriadas, apresentou vários recursos e estratégias de inserção de conteúdos de cultura quilombola no dia a dia da alfabetização. Sua luta é diária pela aprendizagem de seus alunos de conteúdos já garantidos pelos currículos formais e dos referentes à história, valores e saberes locais.
Para a presidente da Associação de Monte Cristo, senhora Raquel Ribeiro, “a educação que respeite a história da comunidade e atenda com dignidade as crianças é um direito que vale a pena lutar para ver acontecer de verdade”.
Foi entregue na Coordenação de Educação Quilombola de Secretaria Municipal de Educação de Moju uma consulta sobre o estado das escolas nos quilombos e a previsão de atendimento. Igual consulta foi realizada à 3ª Unidade Regional de Educação da SEDUC/PA. As respostas serão anexadas à documentação a ser entregue na Comissão de Trabalho da ALEPA.







Nenhum comentário:

Postar um comentário