EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Ipixuna do Pará recebe seminário de implementação da Lei 10.639

 

No dia 21 de setembro, o município de Ipixuna do Pará recebeu o Seminário de Conteúdos para a Etnicidade e a Diversidade Étnico-racial e a Oficina de Jogos Africanos - Mancala. A formação ocorreu  de 8h às 18h, no Centro Paroquial da cidade, atendendo a Escola Estadual Irmã Agnes Vincquier e as escolas municipais, sob a articulação da professora Sílvia Almeida e ministração de conteúdos do sociólogo da COPIR Tony Vilhena.
A abertura foi realizada por crianças capoeristas de um projeto da Assistência Social do município. Foi um momento de afirmação de identidade e incentivo às crianças.
Mais de 50 profissionais da educação participaram. Foram muitas as experiências trocadas, observando-se que há o comprometimento docente na implementação da Lei 10.639, mesmo diante de adversidades infraestruturais e burocráticas das Redes Públicas.
Chamou muita atenção a oficina de jogos africanos, momento que pode-se aprender variadas formas de abordagens de conteúdos das várias disciplinas. 

Das várias contribuições, compartilhamos a poesia da professora Maria Ester Carmo Pantoja, que reflete sobre a participação das populações de matriz africana na formação do povo brasileiro:

Não tem jeito, não
Não se pode ocultar
Não se pode negar
Que em todo lugar
Tem suor de negro
Tem trabalho do negro
Tem o sangue do negro
Nas construções
Nas plantações
Nas procissões
E nas tradições
Nas artes
Na língua
Na culinária
Na construção do Brasil


Abaixo, fotos da professora Sílvia Almeida.







































Nenhum comentário:

Postar um comentário