EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Profissionais da educação de Capanema elaboram propostas para educação antirracista

 
 
De 21 a 24 de novembro, aconteceu na cidade de Capanema o Seminário de Elaboração de Conteúdos para Etnicidade e Diversidade Étnico-Racial. 

Contando com apoio da 14ª Unidade Regional de Educação (URE) e participação de técnicas/os da Secretaria Municipal de Educação de Capanema, além de professores/as da Rede Estadual, vinte e dois profissionais da educação refletiram sobre a necessidade de implementação da Lei 10.639/03, que instituiu o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira na Educação Básica. A atividade formativa teve a assessoria da coordenadora de Educação para a Promoção da Igualdade Racial da Secretaria de Estado de Educação do Pará (COPIR/SEDUC), dra. Creusa Barbosa dos Santos Trindade, e do sociólogo Tony Vilhena. 

Na oportunidade, de modo coletivo, permeado por muito diálogo, foram produzidas propostas de conteúdos e metodologias de ensino das Africanidades, conforme quadros abaixo. 

Estrutura Curricular da Educação Básica
Áreas do Conhecimento
Componentes Curriculares
Eixos
Conteúdos Aplicáveis
Metodologia
Linguagens
Língua Portuguesa
Saberes, culturas, valores, datas (calendário), personalidades e memórias das comunidades;


Saberes sobre territorialidade;


Cultura Africana e Afro-brasileira.
Leitura e Interpretação de textos;
História Política do Pará (1930-45);
Formação do Território brasileiro e a contribuição do negro nesse processo;
Religiosidades;
Origem do homem e a história e cultura das civilizações africanas: Egito;
O homem e o meio natural;
Cultura afro e suas expressões artísticas.
Discussões e exibições de documentários sobre a História, Memória e Cultura Africana;
Utilização de poesias de Autores Brasileiros e de Expressão Amazônica para se trabalhar sobre Negritude, Racismo e de sua desconstrução;
Exibição de documentários, como, “O Negro No Pará..cinco décadas depois” e “A descoberta da Amazônia pelos Turcos encantados” que enfatizam  a História, a Cultura e Religiosidades negra;
Trabalhar com histórias de vida de pessoas negras da cidade, coletando dados sobre a História, Memória e Cultura;
Destacar a Cultura Afro-Brasileira e suas expressões artísticas, como: Danças, Músicas, Religiosidades, Vocabulário, Culinária, entre outras por meio de Mostra Cultural;
Contribuir com o Empoderamento Negro promovendo concurso de beleza afro com traje produzido pelos alunos.
Artes
Ed. Física
Língua Estrangeira
Ciências Humanas
Geografia
História
Sociologia
Filosofia
Ensino Religioso
Ensino Religioso

Estrutura Curricular da Educação Básica
Áreas do Conhecimento
Componentes Curriculares
Eixos
Conteúdos Aplicáveis
Metodologia
Linguagens
Língua Portuguesa
Saberes, culturas, valores, datas (calendário), personalidades e memórias das comunidades;


Saberes sobre territorialidade;


Cultura Africana e Afro-brasileira.
Identidade Racial em relação à origem étnico-racial

Identificação das tradições africanas e afro-brasileiro.


Calendário étnico-racial internacional, nacional e local

O estudo das literaturas africanas e afro-brasileiras
A proposta metodológica é trabalhar os conteúdos em sequência didática e/ou projeto didático interdisciplinar, onde os tópicos temáticos dos conteúdos serão implementados de acordo com as disciplinas curriculares, cabendo aos professores incluírem no momento de planejamento grupal as peculiaridades de cada disciplina, sendo esta uma proposta flexível e aberta para novas incursões e sugestões didático-pedagógicas. As habilidades e competências a serem adquiridas
Artes
Ed. Física
Língua Estrangeira
Ciências Humanas
Geografia
História
Sociologia
Filosofia
Ensino Religioso
Ensino Religioso






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