EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

terça-feira, 5 de setembro de 2017

II Seminário de Educação para as Relações Étnico-raciais, em Belém, de 27 a 29 de novembro

Tema: Enfrentamentos, Diálogos e Novas Práticas Pedagógicas para as Relações Raciais para Educação Básica


As políticas de ações afirmativas correlatas à inclusão, ao reconhecimento e à reparação para com o povo negro, são consequências de lutas lideradas pelo Movimento Negro em articulação com outros coletivos sociais do cenário regional, nacional e internacional, com o propósito de desconstruir o mito da democracia racial e constituir um novo projeto de sociedade, um novo paradigma. Entre estas políticas destacamos por sua relevância, a Lei 10.639/03, que alterou a Lei 9.394/96 que dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, estabelecendo a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica, nos Art. 26, 26 A e 79 B.

Em outras palavras, a Lei é uma política curricular que visa o reconhecimento da história e da cultura dos africanos e dos afro-brasileiros na constituição da nação brasileira, assim como deve assegurar a implementação de propostas pedagógicas de combate ao racismo e à discriminação, cuja elaboração contemple ações educativas para relações étnico raciais que valorizem a população negra, objetivando fortalecer entre os negros e despertar entre os não negros a consciência negra. Desta forma, o dispositivo legal oportuniza ao povo brasileiro o conhecimento acerca das histórias e culturas afro-brasileiras, ao lado das indígenas, europeias e asiáticas, com o intuito de valorizar as diferentes identidades étnico raciais - considerando a diversidade em todos seus aspectos, seja político, econômico, cultural, regional e local - que compõem a sociedade brasileira e que estão presentes no sistema oficial de ensino.

O II Seminário Educação as Relações Étnico-raciais com o tema: Enfrentamentos, Diálogos e Novas Práticas Pedagógicas para as Relações Raciais para Educação Básica pretende promover o respeito, a proteção e a realização de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais dos povos afrodescendentes, como reconhecidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos, atendendo todas as áreas do conhecimento (Linguagens, Códigos e seus Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciência da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias), bem como a produção de conteúdo, no que concerne a emergência de práticas pedagógicas antirracistas, contando com a participação direta dos movimentos sociais, representações do poder público, estudantes e profissionais da educação.

Faça aqui sua inscrição

9 comentários:

  1. Tem algum edital para a submissão de trabalho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca,
      Há um chamado para apresentação de banners.
      Veja no seguinte link http://copirseduc.blogspot.com.br/2017/09/chamada-para-apresentacao-de-banners-no.html

      Excluir
  2. Prezada Rosalina,
    Estamos em fase final de confirmação dos/as palestrantes e autoridades que comporão as mesas.
    Mas podemos adiantar que o evento começa na noite (18h) do dia 27 e termina às 18h do dia 29 de novembro de 2017.

    ResponderExcluir
  3. Como saberei se minha inscrição foi aceita? tipo... terei algo para comprovar minha inscrição?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para saber de sua inscrição, ligue para a Copir(91)3201-5157

      Excluir
  4. Bom dia. Não consigo fazer minha inscrição

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente quando fiquei sabendo do evento o prazo para submissão de trabalhos já tinha expirado. Mas gostaria de participar como ouvinte, entretanto, não consigo fazer minha inscrição está dando erro. Posso fazer minha inscrição no dia do evento?

    ResponderExcluir
  6. já pode informar a que horas começa o evento ?

    ResponderExcluir