EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Graduandos/as de Ciências da Religião da UEPA realizam Trilha Afro-Amazônica no Museu

 
A Museu Paraense Emílio Goeldi oferta em seu Parque Zoobotânico uma trilha especial que tem foco na preservação e promoção das tradições das religiões de matriz africana, pois essas saberes e práticas colaboram para a sustentabilidade ambiental e vivência comunitária. É a Trilha Afro-Amazônica, que foi idealizada pela bolsista de educação Tainah Coutinho Jorge.
A Coordenadoria de Educação para a Promoção da Igualdade Racial - COPIR - fechou parceria com o Serviço de Educação do Museu Goeldi para levar estudantes de escolas públicas estaduais para realizarem a trilha no intuito de somar os esforços pedagógicos para a  implementação da Lei 10.639/2003 que determina a obrigatoriedade de ensino da história e cultura africana e afro-brasileira ma Educação Básica.
Mas nesse dia 31 de agosto houve uma parceria inusitada entre COPIR, Museu e Universidade do Estado do Pará - UEPA - que possibilitou a visita de uma turma de terceiro ano do curso de Licenciatura Plena em Ciências da Religião. Os/as graduando/as assistiram um documentário produzido pelo Museu que mostra sacerdotes e sacerdotisas de religiões de matriz africana apresentando vários componentes da flora e fauna amazônica que são símbolos ou sinais da presença das suas divindades e de seus valores civilizatórios. O vídeo está disponível na internet (clique aqui). Posteriormente, caminharam e fizeram contato com os pontos referenciais que compõem a trilha, somando outras informações e levantando questões para aprofundamento dos temas abordados.
Para a professora Rosilene Quaresma, que monitorava a turma da UEPA, "a trilha é uma oportunidade de pensar na prática docente para além da sala de aula". A professora Lúcia Santana, do Serviço de Educação do Museu, no final de percurso da trilha, falou da satisfação de acolher estudantes de uma universidade pública, afirmando que "apesar da circunstância de crise que vive o país, o Museu mantém o seu compromisso com a sociedade de dispor de conhecimento e ciência".
No final, houve propostas de se formalizar a parceria da UEPA, incluindo a possibilidade de seus graduando possam concorrer aos estágios remunerados ofertados pelo Museu.


Texto e fotos: Marcos Pinheiro e Tony Vilhena

Nenhum comentário:

Postar um comentário