Acesse a Plataforma MADAE

Acesse a Plataforma MADAE
Curso Afro-Pará

EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

COPIR REALIZA FORMAÇÃO PARA ELABORAÇÃO CURRICULAR QUILOMBOLA EM SALVATERRA




 
Em Salvaterra , Marajó, Pará a Copir se fez presente para a construção da II Etapa do Processo de Elaboração do Conteúdos para Educação Escolar Quilombola, ocorrido no período de 31 de janeiro a 02 de fevereiro de 2017, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Conceição. Na ocasião estiveram presentes, professores, gestores, representantes de comunidades quilombola, um representante da Malungo, Sr. Aurélio, além dos Técnicos da SEMED local e das Especialistas em Educação da COPIR, Professoras Kátia Simone Araújo e Márcia Helena Alves.

Inicialmente no primeiro dia do encontro ocorreu a reunião nas dependências da Secretária de Educação local, com as Especialista da COPIR e os Técnicos da Semed de Salvaterra - Pa, com a participação do Secretário de Educação, Profº. Naudir Modesto de Assis e a Coordenadora da Educação Quilombola, Profª. Joélia Silva. Neste encontro foram discutidos estratégias para a construção da elaboração da Estrutura Curricular e do Plano de Ação que subdsiaríam os trabalhos dos educaçãores da disciplina Educação Escolar Quilombola, instituída pelo munícipio, para atender alunos de escolas localizadas em comunidades quilombolas do referido munícipio. 

A partir do segundo dia, já no Salão Paroquial da Igreja Matriz, foi traçado um plano de estratégia de encaminhamento dos primeiros trabalhos realizados para composição da estrutura e do plano de ação. Neste momento foi apresentado a todos os presentes, os projetos executados pela COPIR no munícipios paraenses, bem como, as atividades que ocorreriam no dia. Posteriormente, iniciou-se com a projeção do Tela Negra, com os seguintes curtas: Trilha Afro amazônica e seus símbolos (Museu Paraense emílio Goeldi) e Educação anti-racista e Idendidaes Afro brasileira, seguindo da Roda de conversa, onde foram debatidos temas gerados a partir da exposição dos filmes assistidos.

Posteriormente deu-se a apresentação do Projeto “Semana Integrada de Combate ao Racismo”, executado em sua 7ª edição. O projeto foi apresentado pelo seu coordenador, professor Vinicíus Darlan Silva Andrade. Na oportunidade o professor fez um relato de sua experiência exitosa, onde ele pode apresentar de forma dialógica e dimâmica os trabalhos desenvolvidos pelos alunos e professores das Escolas Estaduais dos munícipios de Salvaterra e Soure, Ademar Nunes de Vasconcelos e Gasparino Batista, e sua experiência em receber a prêmiação nacional pelo projeto do CEERT - Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdade.

Por fim, os participantes reunidos em GTs, dialogaram sobre a elaboração de planos de ação envolvendo 4 temáticas a saber: Sabere e Tecnológias, Relações Ambientais, Memória e Cultura e Promoção da Igualdade Racial e Renêro. Em seguida houve exposição dos grupos com sugestões para ações futuras. 
































Fotos: Simone Araújo e Alan Canel
Texto: Márcia do Carmo

2 comentários:

  1. Uma discussão de fundamental importância em prol da garantia de direitos dos povos e comunidades quilombolas de Salvaterra-PA.Me sinto honrado em fazer parte desse momento...

    ResponderExcluir
  2. A Secretária Municipal de Educação de Salvaterra sente se honrada em proporcionar juntamente com a COPIR uma formação indispensável aos professores da Educação Escolar Quilombola da rede de ensino do município.

    ResponderExcluir