EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

terça-feira, 21 de junho de 2016

Breves acolhe o I Simpósio Internacional de Educação Integral e Inclusiva

Plenária de abertura
De 16 a 18 de junho de 2016, na cidade de Breves/PA, aconteceu o I Simpósio Internacional de Educação Integral e Inclusiva. Segundo o coordenador do evento e presidente da Associação de Pesquisadores do Estado do Pará - APESPA, professor Raimundo Nonato Miranda Santos, "o Simpósio Internacional é uma experiência de interiorização da academia, garantindo a oportunidade para que estudantes de diversos níveis participem de um evento científico com pesquisadores de várias áreas do conhecimento".
A abertura do evento contou com a exposição de palestrante internacionais. O antropólogo norte-americano Dr. Richard Pace, da University of Tennessee - EUA, relatou as experiência obtidas na cidade de Gurupá/PA, onde pesquisa o protagonismo dos movimentos sociais as questões ambientais. Já o paquistanês Prof. Esp. Rachid Elahi Khan, formado pela University of Karachi – Paquistão, abordou os aspectos políticos e culturais do islamismo.
O Prof. Msc. Luiz André Malato, coordenador do Sistema Modular de Ensino - SOME - e representante da Secretaria de Estado de Educação do Pará - SEDUC, apresentou palestra muito concorrida sobre "Diversidade de Gênero: Prevenção e Combate a Homofobia". Para Malato, "as teorias sobre a diversidade humana contribuem para a aceitação desta realidade na prática de toda a sociedade". Na temática da diversidade, o sociólogo Tony Vilhena, representante da Coordenadoria de Educação para a Promoção da Igualdade Racial - COPIR/SEDUC, palestrou sobre "Relações Étnico-Raciais, História e Cultura Afro Brasileira e Africana: Um novo olhar para Educação no Pará".
O evento também contou com a participação do Prof. Dr. José Carlos Cardoso – UFPA, trabalhando sobre "Gestão Sistêmica de um Município Ribeirinho: o Plano de Ações Articuladas nos Municípios Paraenses"; Prof. Esp. Francisco José da Silva - SEMED de Gurupá, aprofundando a temática da "Educação Inclusiva: Aspectos Pedagógicos e Jurídicos. Outro aspecto relevante do Simpósio foi a exposição de banners científicos, que permitiu que vários/as pesquisadores/as compartilhassem suas pesquisas, divulgando seu trabalho acadêmico.

Mesa de abertura

Descerramento da placa comemorativa do evento

Apresentação do Grupo de Capoeira Inclusiva com o Prof. Msc. Mauro Silva

Exposição de banners

Mesa redonda sobre Multiculturalismo Religioso
Mais fotos do evento, aqui no Site da Apespa
Texto e fotos: Tony Vilhena

Nenhum comentário:

Postar um comentário