Em
2013, a Secretaria de Estado de Educação celebrou Termo de
Cooperação Técnica com a Fundação Roberto Marinho para
implantação do Projeto “A cor da Cultura” na Rede Estadual de
Educação nos municípios de Belém,
Castanhal, Tucuruí e Parauapebas totalizando
720
educadores formados como facilitadores do Projeto. Sendo que em Belém
também foram destinadas vagas à Rede Municipal - SEMEC. Na ocasião, participaram da formação educadores, técnicos, professores e gestores que atuam nas
escolas, na sede da secretaria e em suas unidades regionais (URE's e
USE's).
Para
2015, como estratégia para alcançar todas as áreas da região
metropolitana de Belém para cada USE foi disponibilizado 4 vagas
para duas Escolas, ou seja, esta devia escolher dois representantes
de cada Escola totalizando 40 Escolas da região metropolitana.
O
1º momento de formação de facilitadores aconteceu nos dias 19
e 20 de novembro de 2015 no Auditório do CCSE/UEPA onde se fizeram
presentes nos dois dias de formação uma média de 60 (sessenta)
educadores.
No dia 20 de novembro de 2015, no encerramento da Programação foram entregues 32 (trinta e dois) kits educativos para as Escolas. Conforme quadro abaixo:
Nº
|
USE
|
NOME DA ESCOLA
|
1
|
USE 01
|
EEEF PRATINHA II
|
2
|
USE 01
|
EEEF NOSSA
SENHORA DE FATIMA I
|
3
|
USE 02
|
EEEF BOCA DO ACRE
|
4
|
USE 02
|
EEEIF PROFA
EMILIANA SARMENTO FERREIRA
|
5
|
USE 03
|
EEEF SANTA MARIA
DE BELEM
|
6
|
USE 03
|
EEEF JOSE
VERISSIMO
|
7
|
USE 04
|
EEEF STELIO
MAROJA
|
8
|
USE 05
|
EEEFM RODRIGUES
PINAGE
|
9
|
USE 05
|
EEEF DR JUSTO
CHERMONT
|
10
|
USE 06
|
EEEFM PROF
VIRGILIO LIBONATI
|
11
|
USE 07
|
EEEF PAULO
MARANHÃO
|
12
|
USE 07
|
EEEM ALEXANDRE
ZACHARIAS DE ASSUMPÇÃO
|
13
|
USE 08
|
EEEFM CORNELIO DE
BARROS
|
14
|
USE 09
|
EEEF RUTH
PASSARINHO
|
15
|
USE 09
|
EEEF SANTO
AGOSTINHO
|
16
|
USE 09
|
EEEFM PAULINO DE
BRITO
|
17
|
USE 10
|
ERC EF NOSSA
SENHORA DO CARMO
|
18
|
USE 10
|
EEEF BENEDITO
MONTEIRO
|
19
|
USE 11
|
EEEF PROF SANTANA
MARQUES
|
20
|
USE 12
|
EEEFM PROFA MARTA
DA CONCEICAO
|
21
|
USE 12
|
EEEFM TEODORA
BENTES
|
22
|
USE 13
|
EEEF BRASILIA
|
23
|
USE 13
|
EEEF NOSSA SENHORA
DE FÁTIMA II
|
24
|
USE 14
|
EEEF CLUBE DE
MAES JARDIM JADER BARBALHO
|
25
|
USE 14
|
EEEFM RAIMUNDO
VERA CRUZ
|
26
|
USE 15
|
EEEF LUCY CORREA
DE ARAUJO
|
27
|
USE 18
|
EEEFM
NOVO HORIZONTE
|
28
|
USE 19
|
EEEFM GENIPAUBA
|
29
|
USE 19
|
EEEF INGLES DE
SOUZA
|
30
|
USE 20
|
EEEFM DR OTAVIO
MEIRA
|
31
|
USE 20
|
EEEM PROF JOSE
EDMUNDO QUEIROZ
|
32
|
CEJA/SAEN
|
UNIDADE PENAL DE
PROVISÓRIOS DE ICOARACI
|
O
kit educativo do Projeto é composto de:
- 5 (cinco) cadernos pedagógicos, sendo: caderno 1 – fundamentação teórica; caderno 2 – orientação metodológica e utilização pedagógica de materiais; caderno 3 – atividades: saberes e fazeres (propostas de atividades); caderno 4 – modos de fazer: caderno de atividades, saberes e fazeres; caderno 5 – modos de brincar: caderno de saberes, fazeres e atividades;
- 09 (nove) caixas com DVD's contendo os programas Ação, Nota 10, Mojubá, Livros Animados e Heróis de Todo Mundo, produzidos no âmbito do Projeto;
- 1(um) CD contendo a descrição de instrumentos afro-brasileiros e ritmos de matriz africana, intitulado “Gonguê”;
- 1 (um) jogo educativo “Heróis de todo o Mundo”.
- 2 (dois) glossário de palavras de origem africana utilizadas no cotidiano brasileiro e de origem indígena.
- 3 mapas (África, Diáspora Africana e Valores Civilizatórios Afrobrasileiros);
Seguindo a metodologia do Projeto os próximos passos serão:
2º momento:
Acompanhamento à distância (16 horas): apresentação de um plano
de repasse e repasse da formação presencial na Escola
(multiplicação) para 3 a 5 professores em suas unidades escolares.
3º momento:
Acompanhamento à distância (16 horas): relatório do repasse da
formação na Escola (multiplicação) e um esboço de como
eles e a escola pretendem implementar a Lei 10.639/2003, bem como
quais são suas demandas, facilidades e dificuldades em relação ao
trabalho a ser desenvolvido.
4º momento:
Acompanhamento presencial - Produção docente I (4 horas):
orientação para uma produção decorrente deste
trabalho: um ensaio, o relato de uma experiência, a produção de um
jogo, uma atividade docente etc.
5º momento:
Acompanhamento Presencial - Produção docente II (4 horas)
Culminância
(apresentação de pôsteres relatando o processo): Seminário
e/ou Encontro para partilha de ações, dúvidas, questionamentos,
dificuldades.
Acompanhamentos
intermediários: Entre os 3o e 5o momentos, haverá uma série de
visitas de observação e acompanhamento por parte da equipe da
COPIR/SEDUC nas Escolas participantes do Projeto.
O termino da implantação do Projeto nas Escolas está
previsto para Maio/2016.
Na culminância cada educador participante do Projeto receberá um Certificado de 48 horas.
Na culminância cada educador participante do Projeto receberá um Certificado de 48 horas.
Créditos: Simone Araújo Fotografia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário