EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Expansão do Projeto "A Cor da Cultura" na Rede Estadual de Ensino.



Em 2013, a Secretaria de Estado de Educação celebrou Termo de Cooperação Técnica com a Fundação Roberto Marinho para implantação do Projeto “A cor da Cultura” na Rede Estadual de Educação nos municípios de Belém, Castanhal, Tucuruí e Parauapebas totalizando 720 educadores formados como facilitadores do Projeto. Sendo que em Belém também foram destinadas vagas à Rede Municipal - SEMEC. Na ocasião, participaram da formação educadores, técnicos, professores e gestores que atuam nas escolas, na sede da secretaria e em suas unidades regionais (URE's e USE's).

Para 2015, como estratégia para alcançar todas as áreas da região metropolitana de Belém para cada USE foi disponibilizado 4 vagas para duas Escolas, ou seja, esta devia escolher dois representantes de cada Escola totalizando 40 Escolas da região metropolitana.

O 1º momento de formação de facilitadores aconteceu nos dias 19 e 20 de novembro de 2015 no Auditório do CCSE/UEPA onde se fizeram presentes nos dois dias de formação uma média de 60 (sessenta) educadores.


No dia 20 de novembro de 2015, no encerramento da Programação foram entregues 32 (trinta e dois) kits educativos para as Escolas. Conforme quadro abaixo:




USE
NOME DA ESCOLA
1
USE 01
EEEF PRATINHA II
2
USE 01
EEEF NOSSA SENHORA DE FATIMA I
3
USE 02
EEEF BOCA DO ACRE
4
USE 02
EEEIF PROFA EMILIANA SARMENTO FERREIRA
5
USE 03
EEEF SANTA MARIA DE BELEM
6
USE 03
EEEF JOSE VERISSIMO
7
USE 04
EEEF STELIO MAROJA
8
USE 05
EEEFM RODRIGUES PINAGE
9
USE 05
EEEF DR JUSTO CHERMONT
10
USE 06
EEEFM PROF VIRGILIO LIBONATI
11
USE 07
EEEF PAULO MARANHÃO
12
USE 07
EEEM ALEXANDRE ZACHARIAS DE ASSUMPÇÃO
13
USE 08
EEEFM CORNELIO DE BARROS
14
USE 09
EEEF RUTH PASSARINHO
15
USE 09
EEEF SANTO AGOSTINHO
16
USE 09
EEEFM PAULINO DE BRITO
17
USE 10
ERC EF NOSSA SENHORA DO CARMO
18
USE 10
EEEF BENEDITO MONTEIRO
19
USE 11
EEEF PROF SANTANA MARQUES
20
USE 12
EEEFM PROFA MARTA DA CONCEICAO
21
USE 12
EEEFM TEODORA BENTES
22
USE 13
EEEF BRASILIA
23
USE 13
EEEF NOSSA  SENHORA DE FÁTIMA II
24
USE 14
EEEF CLUBE DE MAES JARDIM JADER BARBALHO
25
USE 14
EEEFM RAIMUNDO VERA CRUZ
26
USE 15
EEEF LUCY CORREA DE ARAUJO
27
USE 18
EEEFM NOVO HORIZONTE
28
USE 19
EEEFM GENIPAUBA
29
USE 19
EEEF INGLES DE SOUZA
30
USE 20
EEEFM DR OTAVIO MEIRA
31
USE 20
EEEM PROF JOSE EDMUNDO QUEIROZ
32
CEJA/SAEN
UNIDADE PENAL DE PROVISÓRIOS DE ICOARACI

O kit educativo do Projeto é composto de:

  • 5 (cinco) cadernos pedagógicos, sendo: caderno 1 – fundamentação teórica; caderno 2 – orientação metodológica e utilização pedagógica de materiais; caderno 3 – atividades: saberes e fazeres (propostas de atividades); caderno 4 – modos de fazer: caderno de atividades, saberes e fazeres; caderno 5 – modos de brincar: caderno de saberes, fazeres e atividades;
  • 09 (nove) caixas com DVD's contendo os programas Ação, Nota 10, Mojubá, Livros Animados e Heróis de Todo Mundo, produzidos no âmbito do Projeto;
  • 1(um) CD contendo a descrição de instrumentos afro-brasileiros e ritmos de matriz africana, intitulado “Gonguê”;
  • 1 (um) jogo educativo “Heróis de todo o Mundo”.
  • 2 (dois) glossário de palavras de origem africana utilizadas no cotidiano brasileiro e de origem indígena.
  • 3 mapas (África, Diáspora Africana e Valores Civilizatórios Afrobrasileiros); 



Seguindo a metodologia do Projeto os próximos passos serão:


  2º momento: Acompanhamento à distância (16 horas): apresentação de um plano de repasse e repasse da formação presencial na Escola (multiplicação) para 3 a 5 professores em suas unidades escolares.

  3º momento: Acompanhamento à distância (16 horas): relatório do repasse da formação na Escola (multiplicação) e um esboço de como eles e a escola pretendem implementar a Lei 10.639/2003, bem como quais são suas demandas, facilidades e dificuldades em relação ao trabalho a ser desenvolvido.

  4º momento: Acompanhamento presencial - Produção docente I (4 horas): orientação para uma produção decorrente deste trabalho: um ensaio, o relato de uma experiência, a produção de um jogo, uma atividade docente etc.

  5º momento: Acompanhamento Presencial - Produção docente II (4 horas)

Culminância (apresentação de pôsteres relatando o processo): Seminário e/ou Encontro para partilha de ações, dúvidas, questionamentos, dificuldades.

  Acompanhamentos intermediários: Entre os 3o e 5o momentos, haverá uma série de visitas de observação e acompanhamento por parte da equipe da COPIR/SEDUC nas Escolas participantes do Projeto.
  O termino da implantação do Projeto nas Escolas está previsto para Maio/2016
Na culminância cada educador participante do Projeto receberá um Certificado de 48 horas.





Créditos: Simone Araújo Fotografia.


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