EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

quarta-feira, 14 de março de 2012

Caminhada defenderá a liberdade de crença e diversidade religiosa

PAZ

Objetivo é fomentar cultura de tolerância religiosa em todo o Pará

O Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro-Brasileira (Intecab-Pará), em parceria com as Comunidades de Terreiros do Estado, realizará no próximo dia 18, às 9h, a III Caminhada Estadual pela Liberdade Religiosa Fé e Resistência - Caminhando a gente se entende. A concentração será no Ver-o-Rio e a chegada na praça da República.
O objetivo do evento é construir culturas de paz e respeito entre as religiões e seus adeptos, tendo como base a laicidade do País , garantindo a cidadania no Estado democrático, a liberdade de crenças e práticas na fé de cada indivíduo, ou ainda, o ceticismo e a liberdade de não crer.
Neste sentido, os organizadores da caminhada acreditam em um mundo de paz, mais justo e respeitoso para toda a sociedade. O evento defende o respeito do homem pelo homem e suas ideologias religiosas, sua fé, seus símbolos, seus deuses, ou até mesmo a ausência de um.
Organizadora do evento e diretora social da Intecab-Pará, Kátia Hadad informa que é o terceiro ano da caminhada, cujo objetivo é fomentar o respeito à diversidade das religiões. "Nós temos que começar a combater a intolerância religiosa, e principalmente, se respeitar, minimizando esse tipo de preconceito", diz ela.
A caminhada tem o apoio do Governo do Estado do Pará, Comissão Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Ceppir), Gabinete do Deputado Estadual Edmilson Rodrigues, Gabinete da Deputada Estadual Cilene Couto e Laboratório Biomédico. Haverá a participação especial do Grupo Batuque, Escola de Samba Xodó da Nega, Escola de Teatro da UFPA e convidados.
Os organizadores ressaltam que "o ideal seria não haver esse tipo de evento para reivindicar o respeito por quem somos, o que praticamos, em quem acreditamos, ou no que não cremos, e sim caminhadas nas quais comemorássemos a alegria das conquistas que a passos lentos ou largos conseguimos até agora; ou ainda de estarmos juntos e solidários por um mundo de paz, equidade, respeito, sem racismo, sem homofobia, sem violência, sem o desnivelamento econômico, social e cultural".
O Intecab/PA é o resultado da luta pela unidade dos brasileiros afiliados à religião e à expressão cultural e artística baseada na tradição africana, que foi transplantada para o Brasil, preservada e recriada. As tentativas de união de todos, mantidas e respeitadas as diferenças e diversidades, resultaram na criação de inúmeras federações e confederações de cultos afro.

Fonte: O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário