EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Sejudh promove a Semana da Consciência Negra

A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) promove, a partir de quarta-feira (16), a Semana da Consciência Negra. A programação terá eventos culturais, palestras e um grande mutirão de cidadania em comunidades quilombolas. A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2011 como o “Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes”.
Eventos de conscientização social ocorrem em todo Brasil, com o objetivo de discutir diversos aspectos relacionados à presença negra no país. Por apoiar a causa, a Sejudh participa da Semana da Consciência Negra do município de Tucuruí, sudeste paraense. Nos próximos dias 16 e 17, a chefe da Coordenadoria Estadual de Políticas de Proteção da Igualdade Racial, Maysa Almeida, ministrará palestras sobre Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial e Estatuto da Igualdade Racial.
Ainda em conformidade com a atividade em Tucuruí, a Coordenação de Promoção de Políticas de Igualdade Racial (Coppir), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), leva o professor Amilton Sá para explanar ao público presente sobre as leis de cotas, e a de n° 10.639/ 2003, que instituiu o ensino da história da África e dos africanos no currículo escolar.
No dia 18, titulares da presidência e vice-presidência do Conselho Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial dão um workshop para os demais membros do conselho. O treinamento acontece na Sejudh, a partir das 9 horas, e visa preparar os conselheiros, que por sua vez serão empossados nos cargos às 15 horas do mesmo dia.
Dando continuidade às comemorações, a Sejudh promove, a partir das 20 horas, uma programação cultural no Píer da Casa das Onze Janelas. O evento terá as apresentações da cantora Mariza Black, da banda Araxé e do DJ Vinícius. Sábado (19), a partir das 9 horas, a secretaria faz um mutirão de cidadania para 37 comunidades quilombolas, que estarão reunidas nas comunidades remanescentes de Laranjituba e África.
Será feita a emissão de carteiras de identidade e de trabalho. O evento segue às 10 horas, com uma palestra sobre o Estatuto da Igualdade Racial, que será ministrada por Maysa Almeida.

Ascom Sejudh

Nenhum comentário:

Postar um comentário