EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

CONVITE SEMINÁRIO "RACISMO INSTITUCIONAL"





















Neste mês de novembro em que celebramos a Consciência Negra, em pleno ano que a ONU proclamou como sendo o Ano Internacional dos Afrodescendentes, esta COPIR convida os/as profissionais da educação para participarem do SEMINÁRIO DE RACISMO INSTITUCIONAL: AÇÕES AFIRMATIVAS E DIREITOS HUMANOS NA PERSPECTITIVA DA EDUCAÇÃO, dias 29 e 30 de novembro de 2011, sempre de 9 às 12h, no Auditório da SEDUC.

A programação contará com as participações do Prof. Dr. Ivair Augusto Alves dos Santos (Universidade de Brasília – UNB) e do Prof. Ms. Raimundo Jorge Nascimento de Jesus (Grupo de Estudos Afro-Amazônicos – GEAAM/UFPA).

O racismo institucional, também chamado de sistêmico ou estrutural, resulta de mecanismos discriminatórios que se reproduzem na sociedade transcendendo a esfera da ação individual. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) afirma que o racismo institucional “não se expressa por atos manifestos, explícitos ou declarados de discriminação, orientados por motivos raciais, mas, ao contrário, atua de forma difusa no funcionamento cotidiano de instituições e organizações, que operam de forma diferenciada na distribuição de serviços, benefícios e oportunidades aos diferentes grupos raciais”1.

Contamos com a representação de todos/as para o enfrentamento desta prática que reproduz e fortalece as desigualdades raciais em nosso país.

1IPEA. Políticas sociais: acompanhamento e análises. Vol. 14, Fev. 2007, p. 216.

Nenhum comentário:

Postar um comentário