EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Escola Estadual do município Cachoeira do Arari promove destacado evento da Consciência Negra

 
Com o intuito de valorizar a pluralidade e diversidade dos elementos étnico-raciais e culturais que permeiam e edificam a cultura brasileira e, partido do princípio científico de que a raça humana é fundamentalmente monotípica, desenvolvemos atividades práticas e teóricas em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro) na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Retiro Grande.

O evento teve como temática: Raça Humana: Uma raça monotípica, pois entendemos que, a edificação e a consolidação de uma sociedade justa, com princípios igualitários e democráticos, atrela-se a compreensão da noção de que o ser humano é único e permeado por diversas especificidades culturais. A gincana cultural que desenvolvemos contou com a participação de todas as séries e modalidades de ensino desta unidade educacional e concentrou-se no desenvolvimento de atividades lúdico-educacionais distribuídas em tarefas preestabelecidas (repassadas às turmas participantes), tarefas relâmpagos (anunciadas e realizadas no momento do evento) e QUIZ educativo (jogo de perguntas e respostas).

Relembrar as características culturais é uma forma de mostrar a importância dos africanos e afrodescendentes na formação social do Brasil. E muito mais do que valorizar uma etnia ou cultura, devemos lembrar sempre que a RAÇA HUMANA É UMA RAÇA MONOTÍPICA, ou seja, É APENAS UMA. Pois, somos Negros, somos Brancos, somos Índios, somos Mestiços, somos Brasileiros e, acima de tudo, somos SERES HUMANOS.







Texto e fotos: Direção da Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário