EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

domingo, 19 de agosto de 2018

Evento na OAB/PA reflete sobre desigualdade racial no Brasil

No dia 16 de agosto, as comissões de Liberdade Religiosa e Defesa da Igualdade Racial Etnia e Direitos dos Quilombolas da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará (OAB/PA) promoveram o Seminário  "A desigualdade racial no Brasil 130 anos após a Abolição", que contou com a participação da Coordenadoria de Educação para a Promoção da Igualdade Racial da Secretaria de Estado de Educação do Pará (COPIR/SEDUC) e diversas entidades que atuam contra o racismo. A sacerdotisa Mametu Nangetu, do Comitê Inter-religioso do Pará e do Conselho Nacional de Diversidade Religiosa, e professora da UFPA Maria de Nazaré Lima fizeram exposições, com a mediação do advogado e babalorixá Edson Catendê .
A COPIR foi representada pela pedagoga Hilda Ribeiro e o sociólogo Tony Vilhena. Na ocasião, articulou com as comissões de Liberdade Religiosa e Defesa da Igualdade Racial Etnia e Direitos dos Quilombolas o projeto "OAB Vai à Escola", que trabalhará inicialmente a temática de enfrentamento à intolerância religiosa nas escolas públicas, numa metodologia dinâmica e participativa que inclui a participação de lideranças dos povos tradicionais de matriz africana, músicas e gesto de compromisso. A primeira escola a receber o projeto "OAB Vai à Escola" será o Pedro Amazonas Pedroso, no dia 17 de setembro de 2018, às 9h.
Ainda no seminário, foi realizada uma marcante homenagem ao professor Arthur Leandro,  o Tata Kinamboji, conselheiro nacional de cultura, artista e militante no movimento negro, que faleceu em maio, em Belém. No encerramento, houve uma grande celebração com a apresentação do banda Ita Lemi Sinavuru, da AFAIA - Associação dos Filhos e Amigos do Ilê Iyá Omi Àsé Òfá Kare.

Mesa de apresentações

Apresentação do Projeto OAB Vai à Escola

Homenagem ao prof. Arthur Leandro

2 comentários:

  1. Teve resultado positivo esse Seminário, tanto de público como em parcerias, igual a da CPPIR SEDUC.

    ResponderExcluir
  2. O seminário foi de extrema importância para o desenvolvimento de ações nas escolas com o objetivo de combater a discriminação racial. Já estamos agendando uma data para uma formação na Escola Irmã Agnes Vincquier, localizada no município de Ipixuna do Pará.

    ResponderExcluir