NO PARÁ: Projetos envolvem alunos de Tracuateua e da Escola de Aplicação da UFPA
Reforço à cultura afro-brasileira é uma das iniciativas para estimular autoestima
Fonte: Jornal O Libera
O Pará teve duas escolas públicas premiadas a partir de propostas de
incentivo à igualdade racial no ambiente escolar, através do edital
“Gestão Escolar para Equidade - Juventude Negra”. A Escola Municipal de
Ensino Fundamental e Médio Odilon Holanda Pontes, no município de
Tracuateua, nordeste do Estado, em parceria com a Associação
Remanescentes Quilombolas do Cigano; assim como a Escola de Aplicação da
Universidade Federal do Pará tiveram seus projetos aprovados e deverão
desenvolvê-los ao longo deste ano. Ambas terão até R$ 30 mil de
financiamento e apoio técnico para alcançar seus objetivos.
Distante cerca de 183 km de Belém, o município de Tracuateua, tem
oito comunidades quilombolas. A escola Odilon Holanda Pontes atende
crianças e jovens remanescentes de uma dessas comunidades e já
desenvolvia atividades voltadas à preservação da cultura afro. A
professora Keila Saldanha, coordenadora do projeto aprovado, diz que
atualmente a escola está em fase de sincronização do cronograma do
projeto ao da escola, cuja as aulas começam no início do próximo mês.
A professora é da própria comunidade quilombola e explica o que a
encorajou a inscrever o projeto. “Aqui no município, a presença negra é
muito forte, então já desenvolvíamos várias atividades voltadas para a
história, cultura e identidade negra. Mesmo assim, percebi que os nossos
jovens tinham dificuldade de se aceitarem como negros quilombolas. Via
que as meninas negras não costumavam se olhar muito no espelho. Isso
tudo me preocupou muito. Foi quando chegou a oportunidade do edital, que
caiu em cima justamente do que a gente já trabalhava aqui na escola.
Não pensei duas vezes e fiz o projeto”, ressaltou Keila Saldanha.
Fonte: Jornal O Libera
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