EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

domingo, 29 de maio de 2011

Escola promove ação de promoção a igualdade racial

Em alusão ao Dia da África, comemorado no dia 25 de maio, a escola Tecnológica de Icoaraci promoveu um dia de festa à sua comunidade escolar. A ação interdisciplinar envolveu alunos, professores e funcionários da escola, que aproveitaram o momento, para divulgar os trabalhos desenvolvidos em sala de aula. A programação teve início às 8h, com recepção realizada pelos alunos do curso de hospedagem subseqüente, que puderam colocar o aprendizado em prática.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) foi representada pelo técnico da Assessoria - Aspol, Jefferson Nascimento, que parabenizou a escola pela iniciativa e, em um momento solene, recebeu das mãos da Afaia (Associação dos Filhos e Amigos do Ilé Axé Ofá Karé), os kits pedagógicos “Árvores da Memória” sobre educação africana para serem distribuídos nas escolas da rede estadual. “Parabenizo a todos pela bela programação. Quero dizer que este é um momento histórico, e que a partir de agora, todos comecem a dizer não a todo tipo de preconceito”.

A ação é fomentada pelo projeto "Africanidades e respeito à diversidade através da leitura", coordenado pela professora Ilka Oliveira, que desde 2010, propõe atividades ao longo do ano, com as diversas disciplinas e ações pautadas para o despertar de uma cidadania enquanto direitos sociais do indivíduo, a partir da sensibilização da comunidade escolar para a importância da Lei 10.639 e sua aplicação, que prevê a obrigatoriedade do ensino da história da África e cultura africana no currículo escolar.

Durante toda a manhã houve apresentação de grupos de dança, teatro, recital de poesias, exposição de fotografias e desenhos africanos, confeccionados por alunos e professores.

Texto: Ascom/Seduc
Fotos: Advaldo Nobre
Ascom/Seduc

Nenhum comentário:

Postar um comentário