De 15 a 18 de setembro, aconteceu uma extensa jornada de formação sobre educação escolar quilombola no município de Tracuateua, no nordeste paraense, que conta com as comunidades remanescentes de Jurussaca, Cebola, Cigano, Pontinha, Torres, Campo Novo e Sessenta.. O evento foi uma parceria da Coordenadoria de Educação para a Promoção da Igualdade Racial da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Copir/Seduc), a Coordenação de Educação Quilombola da Secretaria Municipal de Educação de Tracuateua e associações quilombolas.
Nos dois primeiros dias foram realizadas reuniões na secretaria municipal para levantamentos de dados sobre censo e alimentação das crianças atendidas pelas escolas das comunidades quilombolas, e oficinas de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Escolar Quilombola, conforme a resolução 08 do Conselho Nacional de Educação, que normatiza o funcionamento das escolas e dos seus conteúdos. Veja, abaixo, o trabalho de contextualização dos/as professores/as quilombolas e de professores/as que atuam nas áreas quilombolas.
Posteriormente, nos dois últimas dia de programação, foram feitas as visitas às comunidades para acompanhamento dos principais desafios para a abordagem das identidades culturais e memórias relativas à ocupação coletiva dos territórios.
Texto e fotos: Hilda Ribeiro e Tony Vilhena
Texto e fotos: Hilda Ribeiro e Tony Vilhena
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