EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

terça-feira, 18 de setembro de 2018

"Pedroso" promove ação educativa contra intolerância religiosa


No dia 17 de setembro, na Escola Estadual Pedro Amazonas Pedroso, foi realizada mais uma etapa da mobilização para o 20 de Novembro: Dia Nacional da Consciência Negra. Com a articulação da professora Flora Scantlebury, foi realizada a palestra sobre enfrentamento à intolerância religiosa, pois, constata-se que uma das modalidades de racismo mais persistente na sociedade brasileira é a que marginaliza as religiões de matriz africana.
A palestra foi realizada pelo sociólogo da COPIR Tony Vilhena. Os/as estudantes participaram com muito entusiasmo, fazendo várias propostas para superação da intolerância religiosa, como:
- Só podemos acabar com a intolerância religiosa quando nós sairmos do estado de ignorância.
- Temos que denunciar. Pois na maioria das vezes as pessoas vêem a intolerância acontecendo e ficam caladas.
- Implantar nas escolas projetos, ensino sobre as religiões africanas. Mostrar que cada pessoa tem seu Deus, tem sua maneira de adorar e que isso não tem mal algum.
- Respeito, amor e educação. Porque se falarmos que amamos ao nosso irmão e não aceitamos sua religião nos tornamos hipócritas.
- Promover mais palestras de conscientização nas escolas.

As próximas agendas das palestras contra a intolerância religiosa são:

- 28 de setembro, às 8h: EEEFM Waldomiro Rodrigues Oliveira. Rua São Bento, s/n, Bengui. Belém/PA. Evento coordenado pela Coordenação de Ações Educativas Complementares - CAEC.
- 05 de outubro, às 8h: EEEF Marilda Nunes. Passagem Maciel, s/n, Bengui. Belém/PA. Evento coordenado pela Coordenação de Ações Educativas Complementares - CAEC.
- 23 de outubro, às 16h: EEEM. Augusto Meira. Av. José Bonifácio, 799. São Brás. Belém/PA.

Estas ações visam chamar a atenção da comunidade escolar para que se combata o racismo e contam com a parceria das Comissões da Igualdade Racial e Etnias e Direitos Quilombolas e Direito à Liberdade Religiosa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário