EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Ipixuna do Pará recebe seminário de implementação da Lei 10.639


No dia 21 de setembro, o município de Ipixuna do Pará será contemplado pelas formações em educação para as relações étnico-raciais. A formação iniciará às 8h, no Centro Paroquial da cidade, atendendo a Escola Estadual Irmã Agnes Vincquier e as escolas municipais, sob a articulação da professora Sílvia Almeida.
A Lei 10.639/2003, que institui a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira na Educação Básica, foi modificada pela Lei 11.645/2008, sendo acrescentada a questão indígena. O objetivo da legislação antirracista é demonstrar para a sociedade a contribuição de diversos povos para a formação da nação brasileira, fato antes desprezado pelo currículo escolar.
Após 15 anos de sua sanção, ainda há muito trabalho por fazer. Uma das estratégias que a Coordenadoria de Educação para a Promoção da Igualdade Racial (COPIR/SEDUC) tem investido é na capacitação de profissionais da educação da Rede Pública. Neste ano a COPIR está atendendo mais de vinte cidades com projeto como o Afro-Pará, curso de 120 horas para currículos e novas metodologias em diversidade racial, e o Educação e Etnicidade, que trata sobre a Educação Escolar Quilombola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário