EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Crianças da escola estadual João XXIII participam de várias atividades da Consciência Negra


O dia 29 de novembro foi marcado como o de culminância das diversas atividades pedagógicas do Mês da Consciência Negra da EEEF João XXIII, situada no bairro de Águas Lindas, em Ananindeua.
Além da exposição sobre africanidades e religiões de matriz africana, ainda pode-se conhecer a história de personalidades negras, jogos africanos e culinária afro-brasileira com direito a degustação.
A escola ficou bem colorida com os cartazes e a produção artística dos/as estudantes. Usando garrafas plásticas de produtos de limpeza recicladas, foram produzidas máscaras com turbantes, chamando a atenção pela beleza e criatividade.
O sociólogo da COPIR Tony Vilhena atuou numa roda de conversa com turmas diversas. Foi uma excelente oportunidade para partilha de experiências de vida, com testemunhos sobre ocorrências de racismo em diferentes contextos. Mas, os/as estudantes também listaram várias compromissos que cada um/a pode assumir contra o racismo como: usar as redes sociais para combater o racismo, não compartilhando conteúdos com "brincadeiras" ou "piadas" racistas; garantir o direito de fala de todas as pessoas; ser forte e não se abater com pessoas tentam ofender; etc.







Texto e fotos: Tony Vilhena

Um comentário:

  1. Esse trabalho é resultado da cuminância do projeto Em Busca da Cidadania Plena:Desconstruindo o Racismo realizado pela professora Marcelli Santa Brígida.

    ResponderExcluir