No dia 21 de novembro, a COPIR atendeu ao convite da Comunidade Quilombola América, do município de Bragança, que, em comemoração ao Dia da Consciência Negra, promoveu vasta programação educativa na localidade.
O sociólogo da COPIR Tony Vilhena apresentou os projetos específicos de implementação da Educação Escolar Quilombola executados pela SEDUC, conforme determinam as Diretrizes Curriculares Nacionais para a temática específica, como o "Educação, Etnicidade e Desenvolvimento: Fortalecimento de alunos e alunas Quilombolas na Educação Básica", que atua na formação continuada de profissionais da educação e com oficinas para estudantes.
O sociólogo da COPIR Tony Vilhena apresentou os projetos específicos de implementação da Educação Escolar Quilombola executados pela SEDUC, conforme determinam as Diretrizes Curriculares Nacionais para a temática específica, como o "Educação, Etnicidade e Desenvolvimento: Fortalecimento de alunos e alunas Quilombolas na Educação Básica", que atua na formação continuada de profissionais da educação e com oficinas para estudantes.
A comunidade apontou uma série de necessidades para melhoria do atendimento educacional da Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental América Pinheiro de Brito como: crianças com deficiência sem atendimento especializado, alimentação insuficiente e inadequada e falta de transporte gratuito dos estudantes que precisam sair do território para o centro de Bragança para frequentar a escola.
Para a presidente da associação comunitária Roseti Araújo "as dificuldades encontradas desestimulam até o ponto dos jovens não concluírem nem o Ensino Médio".
A COPIR prestou orientações para a comunidade se dirigir à Secretaria
Municipal de Educação de Bragança, responsável pelo acolhimento da
maioria das reivindicações. Também pediu à 1ª Unidade Regional de
Educação (URE/SEDUC), que faça o atendimento à comunidade nos assuntos
que sejam de competência da SEDUC.
Estamos em intensa campanha para que todas as escolas estaduais que atendem estudantes quilombolas refaçam seus Projetos Políticos Pedagógicos observando o diálogo com os valores sociais, culturais, históricos e econômicos das comunidades e a luta pela garantia e reconhecimento de seus territórios.
Comunidade que realmente está precisando de mais políticas publicas educacionais que efetive de fato sua atuação para que possam obter ascensão social...
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