Guia para educação de pares
A série de fascículos Adolescentes e Jovens para a Educação entre Pares, do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), como o próprio nome indica, é destinada a adolescentes ejovens. Tem como objetivo auxiliá-los(as) no desenvolvimento de ações de formação para promoção da saúde sexual e saúde reprodutiva, a partir do fortalecimento do debate e da
participação juvenil.
Os livros orientam o trabalho por meio de oficinas, debates e leituras. O SPE é conduzido, no âmbito federal, pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Saúde, em parceria com a UNESCO, o UNICEF e o UNFPA. Essas instituições constituem o Grupo de Trabalho Federal (GTF) que está encarregado da elaboração de diretrizes, avaliação e monitoramento do Projeto.
Enviamos a publicação do Projeto na íntegra, mas queremos destacar o fascículo "Raças e Etnias", a partir da página 362. Pois é muito interessante a abordagem interativa proposta nas oficinas. A metodologia sugerida parte do princípio de que os(as) adolescentes e jovens são sujeitos ativos e devem ser envolvidos(as) na discussão, na identificação e na busca por soluções, tanto individuais quanto coletivas, que tenham como objetivo enfrentar e superar o preconceito e a desigualdade.
Download do Guia Completo
Fonte: Fundo de População das Nações Unidas
Nenhum comentário:
Postar um comentário