Fantoches ilustrando diálogos em sala |
A COPIR/SEDUC, sabendo dos planejamentos da Semana Escolar, procura auxiliar as escolas públicas e privadas na reorganização dessas instituições. Apresentamos alguns exemplos de planos de aula para sala e secretaria desenvolvidos pelos professores e professoras da Rede:
PROJETO AFRO-PARÁ
Projeto dos Professores de Novo Progresso/PA
Orientadora: Jacilene de Nazaré Silva Teixeira
O presente projeto refere-se à formação de professores e técnicos da Rede Pública Estadual para atender a demanda da LDB, alterada pela Lei nº 10.639/03 que torna obrigatória a temática História e Cultura e Africana e Afro-Brasileira no âmbito do currículo da Educação Básica.
A referida Lei insere-se no contexto nacional como uma das Políticas de Ações Afirmativas da agenda do Governo Federal que se propõe a combater as desigualdades raciais no contexto escolar, rompendo com a secular formação eurocêntrica e contribuindo para a educação das relações étnico-raciais.
O curso, portanto, pretende fornecer instrumentais teórico-metodológicos que permitam aos professores alcançarem os objetivos determinados nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais, permitindo aos alunos e alunas da Educação Básica formarem uma visão de mundo onde o negro não ocupe mais uma posição subalternizada.
Exemplo I
Tema: A Diversidade dentro da Escola
Autores da Proposta:
Ilda Araujo dos Santos;
Edinar Claudenice Gonçalves Palangani;
Sonia Maristela Tolvai Gonçalves
1. Apresentação
A aluna Isa Gabriela participou da formação em Novo Progresso |
A EEEM Waldemar Lindermyer e os profissionais empenhados em desenvolver o trabalho criado na semana do Projeto Afro-Pará, em Novo Progresso, procuraram conjuntamente com a comunidade escolar construir caminhos para a implementação da lei 10.639/2003.
As professoras procuraram incentivar a integração entre o que acontece nas salas de aula e a comunidade escolar, por isso, foi elaborada uma ficha para escolha de três temas relacionados ao preconceito, valorização dos afro-brasileiros e direitos humanos para serem trabalhados durante o ano letivo.
* Passo a passo para o processo de votação:
- Selecionar entre os professores os três temas (pode ser escolhido na semana de planejamento) para a eleição entre os estudantes;
- Criar uma equipe mista de professores, técnicos, pessoal de apoio e estudantes para presidir a eleição;
- Fazer a ficha de votação somente para os estudantes;
- Marcar data e selecionar urnas para a votação;
- Divulgar o resultado da eleição no mural, no site do município e no blog da escola;
- Criar uma imagem para o tema;
- Elaborar um slogan para o tema
4. Organização da escola para discussão e a Lei 10.639/2003.
Mapa da África em quebra-cabeça |
-Ilustrar o mural da escola com a lei e a conquista pelo Movimento Negro (movimento social);
-Produzir cartaz com a importância da lei para organização da sociedade;
-Fazer algumas ilustrações pela escola sobre a valorização do afro-brasileiro e a diversidade religiosa.
Texto e fotos: Profa. Jacilene Teixeira (Copir)
Texto e fotos: Profa. Jacilene Teixeira (Copir)
Nenhum comentário:
Postar um comentário