Se é verdade que entre a África e o Brasil há mais semelhanças e aproximações do que pode sonhar a nossa vã geografia, é verdade também que ainda não voltamos os nossos olhares para perceber e assimilar as afinidades que temos com o continente africano.
A Exposição Virtual "África: Olhares Curiosos" do fotógrafo e pesquisador da Universidade Federal do Pará Hilton Silva mostra exatamente isso, para ele “pouco conhecemos da África e dos africanos, assim como pouco sabemos sobre nossas histórias comuns e sobre os negros brasileiros. A compreensão da diversidade étnico-cultural mundial é fundamental para se arquitetar um novo projeto de educação, que possibilite a inserção social igualitária e contribua para destravar o potencial intelectual embotado pelo racismo prevalente na sociedade. Isso contribuirá para o desenvolvimento de um pensamento comprometido com o anti-racismo, que elimine a noção de inferioridade/superioridade de indivíduos ou grupos, levando à percepção integral do sujeito, apreciando e respeitando toda a variabilidade humana”.
Para conhecer este "olhar" sobre a África acesse o blog da Coordenadoria de Educação para a Promoção da Igualdade Racial (Copir) www.copirseduc.blogspot.com. Compartilhe este link com sua rede de contatos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário