No dia 29 de agosto aconteceram as palestras contra a intolerância religiosa nos turnos da manhã e tarde na EEEM Dr. Freitas, no bairro do Umarizal, em Belém. A iniciativa nasceu da articulação da professora de arte Vânia Ramos com a Coordenadoria de Educação para a Promoção da Igualdade Racial (COPIR/SEDUC) e a a Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da Ordem dos Advogados do Brasil seção Pará (OAB/PA), como fomento de práticas de respeito à diversidade religiosa.
O evento ainda ganhou a adesão de Mãe Nalva, gerente de Políticas para a
Igualdade Racial da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos
(GEPIR/SEJUDH). Pela COPIR participaram as professoras Cilene Melo, Deusilene Lisboa e Hilda Ribeiro; e os professores Luis Brito e Marcos Lima. A OAB/PA foi representada pelo presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa Dr. Emerson Lima.
Foram exibidos vídeos sobre a importância de garantir a liberdade religiosa e da necessidade de todos buscarem respeitar as diferenças. Chamou a atenção os relatos dos estudantes sobre casos de intolerância na escola e fora dela. Ao final, foi firmado compromisso de todos e todas se comprometerem a enfrentar qualquer forma de intolerância religiosa.
Em caso de intolerância religiosa na escola, deve-se buscar a direção para as providências. Há também o serviço de direitos humanos chamado "Disque 100", onde há o registro da violência sofrida e orientações para os devidos encaminhamentos. Outro serviço importante é o da Delegacia de Crimes Discriminatórios e Homofóbicos da Polícia Civil, na Rua Avertano Rocha, n° 417, entre Travessas São Pedro e Padre
Eutíquio (Sede da Divisão de Investigações e Operações Especiais - DIOE), Cidade Velha, Belém-PA, com o telefone (91) 3212-3626.
Próximo evento
Palestra de enfrentamento à intolerância religiosa
17 de setembro, às 9h- EEEM Pedro Amazonas Pedroso
Próximo evento
Palestra de enfrentamento à intolerância religiosa
17 de setembro, às 9h- EEEM Pedro Amazonas Pedroso
Nenhum comentário:
Postar um comentário