Foto: Facebook do Prof. Rusevelt Santos |
Nesta semana, na Escola
Estadual de Ensino Médio Dep. Raimundo Ribeiro de Souza, professores/as e
técnicos/as da 16ª Unidade Regional de Educação participaram do Seminário de Elaboração de Conteúdos para Etnicidade
e a diversidade Étnico-racial, promovido pela
Coordenadoria de Educação para a Promoção da Igualdade Racial da Secretaria de
Estado de Educação do Pará – COPIR/SEDUC. Havia participantes, além de Tucuruí,
dos municípios de Breu Branco, Goianésia do Pará, Novo Repartimento e Pacajá.
Além de formação continuada, o encontro também
proporcionou a oportunidade de levantamento de propostas de conteúdos e
metodologias para a implementação da Lei 10.639/2003 no Pará. Esta Lei
determina o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira na Educação
Básica, mas ainda considera-se tímida sua garantia. Os trabalhos foram
coordenados pela pedagoga Hilda Ribeiro e o sociólogo Tony Vilhena, técnica e
técnico da COPIR.
Na abertura, o professor Rusevelt
Silva Santos ministrou a
palestra Intitulada “Educação para as Relações Étnico-Raciais em busca de
implementação”. Santos é um dos fundadores da Associação de
Pesquisa, Estudos e Defesa de Negras e Negros de Tucuruí – Felipa Aranha, que
tem por finalidade congregar profissionais da educação, estudantes,
pesquisadores, capoeiristas, membros de religiões de matriz africana e demais
pessoas interessadas em contribuir para o fortalecimento do movimento negro e
execução de políticas públicas de promoção da igualdade racial. Para o eminente
educador, que tem vasta experiência na temática, devido ao apoio rarefeito do
Estado, “o trabalhador da educação, que deveria estar por dentro da lei, acaba
deixando de ter garantido espaços de formação na área”.
Já para a professora Socorro
Sousa, da EEEM Rui Barbosa, que é graduada e conhecida na roda de capoeira como
“Inambu”, do Grupo Abadá Capoeira, “a formação foi proveitosa, em termos de
conteúdos e propostas de metodologia para sala de aula, sobretudo, ao que se
refere o Ensino Médio, que é o segmento de ensino que eu trabalho”. Sousa,
ainda sobre o Seminário em Tucuruí, continuou, “desta vez os conteúdos ficaram
muito visíveis, exequíveis, propostas muito boas de serem trabalhadas em sala
de aula, mesmo que haja muita resistência à história e cultura afro no ambiente
escolar, sobretudo, dos próprios colegas, pela falta de informação ou
interesse. Para a lei decolar precisa de adesão dos professores que reconheçam
e tenham interesse em trabalhar a temática. Por mais que exista deficiência na
formação, mas, nós, enquanto professores, temos sempre que estar estudando e
buscando meios pra colocar em prática a Lei 10.639”.
Outro depoimento muito
interessante foi o do professor Dario Machado, da EEEM Severo Alves, de Breu
Branco, que faz questão de se identificar como quilombola vindo da Comunidade
de Igarapé Preto, de Baião/PA. Ele atendeu o convite do Seminário e participou
atividade da elaboração de propostas de conteúdos para as escolas adotarem.
Para Machado “a Lei 10.639 pode trazer à tona conhecimentos que permitam
integrar no currículo a vida e a história das populações negras. A partir que a
gente tenha formação, vamos poder trabalhar mais, e essa questão vai se
ampliando para a comunidade”.
Abaixo vemos as propostas
elaboradas após estudos dos grupos de discussão no Seminário:
Grupo 1
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|||
Áreas do
Conhecimento
|
Componentes
Curriculares
|
Conteúdos
aplicáveis
|
Metodologia
|
Linguagens
|
Língua Portuguesa
|
- Estudo das
línguas africanas (p.ex. Iorubá)
- Estudo de músicas
e instrumentos musicais
- Jogos e danças
africanas
|
- Elaboração de
texto em Iorubá
- Catalogação de
músicas africanas
- Confecção de
instrumentos musicais e indumentárias
- Realização de
grupo de pesquisa para apresentação de danças e participação de jogos
(gincanas)
|
Artes
|
|||
Educação Física
|
|||
Língua Estrangeira
|
|||
Ciências Humanas
|
Geografia
|
- Levantamento das
populações, território e conflitos
- Agricultura,
sistema de trabalho
- Etnia, identidade
- Resgate e valores
étnicos
- Formação de
quilombo
- Políticas
afirmativas e população negra e indígena no Brasil
- Religião e
religiosidade
|
-
Pesquisa de campo / visita in lócus
-
Teatro
-
Produção de vídeos, documentários e fotografias
-
Palestras, discussão
-
Seminários e painéis
|
História
|
|||
Sociologia
|
|||
Filosofia
|
|||
Ciências da Natureza
|
Ciências
|
Medicina popular
|
Estudo
de remédios caseiros e suas propriedades fitoterápicas
-
Implantação de horta medicinal
|
Física
|
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Biologia
|
|||
Química
|
|||
Matemática
|
Matemática
|
- Dados
estatísticos da população negra
- Metragem de área
de produção de agricultura familiar
|
-
Construção de gráficos
-
Elaboração de problemas
|
Ensino Religioso
|
Ensino Religioso
|
Conhecimento e
reconhecimento de Religiões de Matriz Africana
|
-
Visitas e catalogação de Terreiros
-
Pesquisa de campo
|
Grupo 2
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Áreas do
Conhecimento
|
Componentes
Curriculares
|
Conteúdos
aplicáveis
|
Metodologia
|
Linguagens
|
Língua Portuguesa
|
Literatura/Escrita/Oralidade
|
Produção textual,
poesia, textos musicais, contos
|
Artes
|
As
cores/Música/Dança
|
Natureza, produção
de paródias, cordel
|
|
Educação Física
|
Dança/Coreografias
|
Dança afro
(capoeira e outras), brincadeiras africanas e jogos africanos
|
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Língua Estrangeira
|
Língua
africana/Músicas afro
|
Palavras de origem
africana (Iorubá, Bantu, etc.), músicas
|
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Ciências Humanas
|
Geografia
|
A formação do
território brasileiro
|
A
família através do tempo, espaços
|
História
|
Diversidade
étnico-racial
|
Construção
de mapas, grupos teatrais, confecção de álbuns seriados
|
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Sociologia
|
História do
quilombo/Conceitos
|
Debate,
construção de textos coletivos
|
|
Filosofia
|
Liberdade/Valores/Ética/Moral
|
Conceituar
valores, liberdade, ser livre, produzir textos
|
|
Ciências da Natureza
|
Ciências
|
Saúde da população
quilombola
|
Estatísticas
das doenças mais comuns, outras pesquisas
|
Física
|
Plantas medicinais
|
Classificação
das plantas, estudo de pesquisas, visitações
|
|
Biologia
|
As doenças e suas
origens
|
Pesquisa
sobre as origens das doenças, produção e exposição
|
|
Química
|
Elementos químicos
/plantas
|
Conhecer
a composição de cada planta medicinal e seus efeitos, exposição de plantas (e
seus princípios ativos)
|
|
Matemática
|
Matemática
|
Estatísticas,
geometria, medidas, espaço, tempo
|
Levantamento
de pesquisas (dados), informações, gráficos, espaço e meio geométrico,
produção de gráficos diversos (sobre dados da população negra),
medidas/abrangência territorial
|
Ensino Religioso
|
Ensino Religioso
|
Cultura e
diversidade religiosa
|
Produção
textual, literatura diversa, pesquisar sobre a diversidade cultural africana,
simbologias religiosas da cultura africana, filmes e vídeos
|
Grupo 3
|
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Áreas do
Conhecimento
|
Componentes
Curriculares
|
Conteúdos
aplicáveis
|
Metodologia
|
Linguagens
|
Língua Portuguesa
|
- Interpretação de
texto
- Produção de texto
(redação)
- Figuras da
linguagem
- Literatura
- Vocabulário
- Artes de luta,
atletismo, esportes
- Pronúncias
- Origem
linguística
|
Obs: As
metodologias propostas e os recursos podem ser trabalhados em todas as áreas
de conhecimento, na maioria dos conteúdos.
- Textos oficiais x
textos das redes sociais
- Letras de músicas
alternativas: samba enredo, capoeira, rap, reggae, candomblé
- Histórias em
quadrinhos x literatura clássica
- Estudos do
vocabulários (inserção no nosso cotidiano)
- Movimentos
corporais: coreografias, brincadeiras, erotização e estereótipos
- Musicalidade e
ritmos: além do samba, do axé, o sertanejo, rap, jazz, reggae, ritmos
caribenhos
- Vídeos
(youtubers, facers, vlogers)
- Filmes (não
apenas os brasileiros, mas as séries
- Filmes (não
apenas os brasileiros, mas as séries americanas (protagonizadas por
atoresnegros e atrizes negras), televisão brasileira, heróis)
- Produção
literária de autores/as negros/as: clássicos e alternativos, publicados ou
não (cordel, monografias, teses, etc.)
- Indumentária a
adereços: cores, simbologias e adaptações
|
Artes
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Educação Física
|
|||
Língua Estrangeira
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|||
Ciências Humanas
|
Geografia
|
- Cultura
(conceito): apropriação cultural x adaptação cultural
- Ancestralidade
- Religiosidade
- Origens locais
- Características
dos povos negros (física e cultural)
- Economia
- Política
(pública, afirmação, inclusão, conceito, abrangência)
- Sistema
organizacional
|
|
História
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|||
Sociologia
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|||
Filosofia
|
|||
Ciências da Natureza
|
Ciências
|
- Estatística
- Criação
tecnológica (espaço de inclusão)
- Genética
- Anatomia
(musculatura, esqueleto, epiderme)
- Saúde
- Composições e misturas
(cosméticos)
- Sonoridade
- Velocidade, peso
(capacidade esportiva)
- Plantas
medicinais
- Ecologia
|
|
Física
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Biologia
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Química
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|||
Matemática
|
Matemática
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||
Ensino Religioso
|
Ensino Religioso
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Fotos e texto: Hilda Ribeiro e Tony Vilhena
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