De 21 a 24 de novembro, aconteceu na cidade de Capanema o Seminário de
Elaboração de Conteúdos para Etnicidade e Diversidade Étnico-Racial.
Contando com apoio da 14ª Unidade Regional de Educação (URE) e participação de técnicas/os da Secretaria Municipal de Educação de Capanema, além de professores/as da Rede Estadual, vinte e dois profissionais da educação refletiram sobre a necessidade de implementação da Lei 10.639/03, que instituiu o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira na Educação Básica. A atividade formativa teve a assessoria da coordenadora de Educação para a Promoção da Igualdade Racial da Secretaria de Estado de Educação do Pará (COPIR/SEDUC), dra. Creusa Barbosa dos Santos Trindade, e do sociólogo Tony Vilhena.
Na oportunidade, de modo coletivo, permeado por muito diálogo, foram produzidas propostas de conteúdos e metodologias de ensino das Africanidades, conforme quadros abaixo.
Estrutura Curricular da Educação
Básica
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Áreas
do Conhecimento
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Componentes
Curriculares
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Eixos
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Conteúdos
Aplicáveis
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Metodologia
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Linguagens
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Língua Portuguesa
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Saberes, culturas, valores, datas (calendário),
personalidades e memórias das comunidades;
Saberes sobre territorialidade;
Cultura Africana e Afro-brasileira.
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Leitura e Interpretação de textos;
História Política do Pará (1930-45);
Formação do Território brasileiro e a contribuição do
negro nesse processo;
Religiosidades;
Origem do homem e a história e cultura das civilizações
africanas: Egito;
O homem e o meio natural;
Cultura afro e suas expressões artísticas.
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Discussões e exibições de documentários sobre a
História, Memória e Cultura Africana;
Utilização de poesias de Autores Brasileiros e de
Expressão Amazônica para se trabalhar sobre Negritude, Racismo e de sua
desconstrução;
Exibição de documentários, como, “O Negro No
Pará..cinco décadas depois” e “A descoberta da Amazônia pelos Turcos
encantados” que enfatizam a História,
a Cultura e Religiosidades negra;
Trabalhar com histórias de vida de pessoas negras da
cidade, coletando dados sobre a História, Memória e Cultura;
Destacar a Cultura Afro-Brasileira e suas expressões artísticas,
como: Danças, Músicas, Religiosidades, Vocabulário, Culinária, entre outras
por meio de Mostra Cultural;
Contribuir com o Empoderamento Negro promovendo
concurso de beleza afro com traje produzido pelos alunos.
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Artes
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Ed. Física
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Língua Estrangeira
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Ciências
Humanas
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Geografia
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História
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Sociologia
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Filosofia
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Ensino
Religioso
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Ensino Religioso
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Estrutura Curricular da Educação
Básica
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Áreas
do Conhecimento
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Componentes
Curriculares
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Eixos
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Conteúdos
Aplicáveis
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Metodologia
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Linguagens
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Língua Portuguesa
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Saberes, culturas, valores, datas (calendário),
personalidades e memórias das comunidades;
Saberes sobre territorialidade;
Cultura Africana e Afro-brasileira.
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Identidade
Racial em relação à origem étnico-racial
Identificação das tradições africanas e
afro-brasileiro.
Calendário étnico-racial internacional,
nacional e local
O
estudo das literaturas africanas e afro-brasileiras
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A
proposta metodológica é trabalhar os conteúdos em sequência didática e/ou
projeto didático interdisciplinar, onde os tópicos temáticos dos conteúdos
serão implementados de acordo com as disciplinas curriculares, cabendo aos
professores incluírem no momento de planejamento grupal as peculiaridades de
cada disciplina, sendo esta uma proposta flexível e aberta para novas
incursões e sugestões didático-pedagógicas. As habilidades e competências a
serem adquiridas
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Artes
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Ed. Física
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Língua Estrangeira
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Ciências
Humanas
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Geografia
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História
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Sociologia
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Filosofia
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Ensino
Religioso
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Ensino Religioso
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