Nos dias 24 e 25 de agosto, a Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC), através da sua Coordenadoria de Educação para a Promoção da Igualdade Racial (COPIR), promoveu o Seminário de Elaboração de Conteúdos para Etnicidade e a Diversidade Étnico-racial, realizado na Escola Estadual Hildeberto Reis, na cidade de Aurora do Pará.
O Seminário foi formulado com o intento de propiciar um encontro entre os(as) profissionais da educação para refletir, discutir, partilhar e construir conhecimentos relativos às questões dos conteúdos formativos para a educação das relações étnico-raciais, destacando as práticas pedagógicas e os componentes curriculares, tendo em vista atividades, posturas, sugestões de abordagens e características que os gestores, técnicos e docentes podem assumir junto ao contexto escolar.
Para a professora Maria do Socorro Assis Franco, que é da comunidade de São Mateus e leciona na escola municipal Raimunda Mendes, em Aurora do Pará, "a experiência de trabalhar o tema 'educação escolar quilombola' é muito satisfatória pela possibilidade de aquisição de mais conhecimentos sobre nossas origens".
Já para Ivanês Brito Veras, professora na escola estadual Emilio Pantoja, que atende diretamente alunos/as oriundos/as de comunidades quilombolas e ribeirinhas, "participar de uma formação sobre este assunto é ter um direcionamento para cumprir as exigências da inclusão da diversidade nos currículos, observar o multiculturalismo, com interdisciplinaridade, com professores falando a mesma língua, entusiasmando toda a equipe".
O Seminário lançou uma semente propositiva para a cidade de Aurora do Pará de ideias criativas para a implementação da Lei 10.639/2003, que determina o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira como estratégia de enfrentamento ao racismo. Deixou também um legado propositivo de ideias que já podem ser adotadas por escolas, como o quadro abaixo de inclusão de conteúdos.
Seminário de Elaboração de Conteúdos para Etnicidade e a Diversidade Étnico-racial
Área de conhecimento ou componente curricular: Matemática e Ciências Naturais
Proponentes:
Andre Alves Sobreira
Irene Cecília de Araujo
José Vieira Araújo
Maria Bernadeth Borges Pereira
Romildo Robson Silveira da Silva
Matemática
EIXOS
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CONTEÚDOS APLICÁVEIS
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METODOLOGIA
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Saberes, culturas, valores, datas (calendário), personalidades e memórias das comunidades
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Razão
Porcentagem
Estatística
Probabilidade
Matemática Financeira
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Trabalhar com leituras que relatem dados como:
· Prisão entre brancos e negros;
· Perspectiva sobre a qualidade de vida;
· Diferenças de acesso á escolaridade;
· Índice de mortalidade infantil;
· Verificação de valores monetários entre as moedas africanas e outras.
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Saberes sobre territorialidade
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Trigonometria
Geometria Plana
Geometria Espacial
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Mostrar as contribuições africanas em fatos como
· Calendários;
· Medidas de terra;
· Pirâmides
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Física
EIXOS
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CONTEÚDOS APLICÁVEIS
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METODOLOGIA
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Saberes, culturas, valores, datas (calendário), personalidades e memórias das comunidades
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Cinemática
Gravitação Universal
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· Velocidades dos africanos nas competições;
· Velocidade do Guepardo;
· Trabalhar sobre a influências dos astros na construção dos calendários e fatos religiosos
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Saberes sobre territorialidade
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Estática
Dinâmica
Hidrostática
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· Trabalhar sobre a construção das Pirâmides, que por sua vez tem as faces triangulares, que exigem a que não aconteça movimentação para continuar sem cair;
· Trabalhar fatos como as irrigações feitas a partir do Rio Nilo.
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Biologia
EIXOS
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CONTEÚDOS APLICÁVEIS
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METODOLOGIA
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Saberes, culturas, valores, datas (calendário), personalidades e memórias das comunidades
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Citologia
Genética
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Trabalhar com fatos pertinentes a:
· Camadas da pele
Trabalhar com fatos pertinentes a:
· Pigmentação da pele;
· Miscigenação (probabilidade em Genética)
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Saberes sobre territorialidade
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Taxionomia
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Trabalhar com fatos pertinentes a:
· Relação entre as doenças causadas por microorganismo e a falta de saneamento básico;
· Uso das plantas medicinais como costume dos povos africanos.
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Química
EIXOS
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CONTEÚDOS APLICÁVEIS
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METODOLOGIA
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Saberes, culturas, valores, datas (calendário), personalidades e memórias das comunidades
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Reações químicas
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Trabalhar com fatos pertinentes a:
· Purificação da água;
· Poluição dos mananciais;
· Coleta seletiva do lixo.
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Área de conhecimento ou componente curricular: Ciências Sociais, História, Geografia, Sociologia, Filosofia
Proponentes:
Darciléa Santos Pereira De Sousa
Esdras Eletier Queiroz Leal
Luiz Carlos Lobato Da Costa
Júlia Pinho Da Silva
Maria Do Socorro Assis Franco
Maria Da Conceição Assis Franco
Maria Rivanilda Alves Felizardo
EIXOS
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CONTEÚDOS APLICÁVEIS
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METODOLOGIA
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Saberes, culturas, valores, datas (calendário), personalidades e memórias das comunidades
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Analisar o processos de chegada dos negros no Brasil, bem como as comissões de trabalho.
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1 – Pesquisa bibliográfica, documentário, filmes, entrevistas, e outras fontes que surjam durante a realização de propostas de trabalho
2 – visitas as comunidades remanescentes quilombolas
3 – aplicação de questionários nas áreas sócios econômicos e cultural dos povos quilombolas.
4 – produção de materiais escritos, visuais e orais que reflitam a pesquisa realizada
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Saberes sobre territorialidade
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Identificar a localização geográfica dos principais quilombos no período colonial.
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História dos Quilombos no Brasil e na Região (conceitos, lideranças, associações)
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Identificar as diferentes formas de resistência, especialmente as formações dos quilombos.
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Histórias e datas importantes do Movimento Negro Local, Nacional de Internacional
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Desenvolver um estudo sobre os remanescentes quilombolas.
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Cultura Africana e Afrobrasileira
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Estudar o Quilombo dos Palmares em seus principais aspectos
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Área de conhecimento ou componente curricular: Língua Portuguesa
Proponentes:
Anderson Remédios da Silva
Éder Sodré Inácio
Francisco José Ribeiro Costa Júnior
Ivanês Brito Veras
Maria Aparecida de Araújo
Maria Eliana Teixeira de Sousa e Sousa
Marta Regina Moraes Araújo
EIXOS
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CONTEÚDOS APLICÁVEIS
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METODOLOGIA
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Saberes, culturas, valores, datas (calendário), personalidades e memórias das comunidades
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1Tipologia textual
1.1 Narração: contos, mitos, relatos
2 Variação lingüística, africanidades
2.2 Receitas, línguas, dialetos, músicas, artes visuais
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1 Preparar e viabilizar momentos de pesquisas, leituras e produção textual, lúdico e dramatização.
2 Projeto: O que se como com farinha: pesquisa, dialeto, iguarias, integrar os dialetos e iguarias à cultura africana
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Histórias e datas importantes do Movimento Negro Local, Nacional de Internacional
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3 Literatura Afro-brasileira e Africana
Datas: 13 de maio e 20 de novembro
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3 Propor aos alunos análise da Literatura Afro-brasileira e Africana, bem como, leitura, dramatizações, cartazes, etc.
Projeto Chá Literatura
Trabalhar os descritores para melhorar a compreensão dos conteúdos
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Área de conhecimento ou componente curricular: Artes
Proponentes:
Anderson Remédios da Silva
EIXOS
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CONTEÚDOS APLICÁVEIS
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METODOLOGIA
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Saberes, culturas, valores, datas (calendário), personalidades e memórias das comunidades
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Mitos, músicas, danças, teatro, pintura, arquitetura e fotografia brasileira com influência africana
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- Leitura de textos com orientação do professor
- Seminário e pesquisas
- Debates
- Observação, leitura e releitura de pinturas de autores africanos e afro-brasileiros, como Arthur Timoteo, Estêvão Silva, etc.
- Audição e análise de letras de músicas afro-brasileiras, por exemplo, hip-hop, lundu, síria e outros.
- Exposição de vídeos com danças sob influências africanas, como, as pretinhas de Angola, dança do coco e marujada de Bragança.
- Exposição e análise de cartazes contendo exemplos de esculturas, arquiteturas e fotografias afro-brasileiras.
- Leitura e debate de textos contendo a história do teatro negro no Brasil.
- Dramatização de peças e mitos afro-brasielrio.
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Texto e fotos: Cilene Melo e Tony Vilhena
Amei muito e o texto é muito bom.e o que eu entendi é que não importa a cor da pele ou a cor do cabelo agente tem que se amar do jeito que somos e nos dar valor
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