Mesa de abertura |
Educação e identidade. Este foi o mote das intervenções dos
participantes do Encontro de Formação Escolar Quilombola de Oriximiná/PA, ocorrido
de 11 a 13 de maio de 2015 no Barracão Comunitário da Comunidade Quilombola do
Lago do Moura. Foram dias de estudo e intensos debates sobre “análise e
contextualização dos currículos frente às especificidades da Educação Escolar
Quilombola”, enfocando os desafios e as estratégias para a implementação das “Diretrizes Curriculares Nacionais para a
Educação Escolar Quilombola na Educação Básica” no município.
Registrou-se a presença de
mais de 170 participantes, contando com representantes das 37 comunidades
quilombolas, entre professores/as, gestores/as, estudantes, pais e mães,
merendeiras e barqueiros, além do Conselho Municipal de Educação (CME) e
Secretaria Municipal de Educação (Semed). A pedagoga Simone Araújo e o
sociólogo Tony Vilhena, da Coordenadoria de Educação para a Promoção da
Igualdade Racial da Secretaria de Estado de Educação (Copir/Seduc), foram
responsáveis pela mediação dos conteúdos estudados.
Para o professor Manoel
Siqueira, presidente da Associação das Comunidades
Remanescentes de Quilombo de Oriximiná
(ARQMO), que coordenou o evento, “foi importante
garantir um encontro de formação deste tamanho para socializar o debate sobre o
currículo, ouvindo as falas de todos e todas quilombolas da região”.
A secretária municipal de Educação, doutora Hilda Viana, que
participou de toda a programação e garantiu a presença em tempo integral da
equipe técnica da Semed, avaliou como muito “significativo o evento, visto que
oportunizou a efetiva participação das comunidades, numa soma de saberes para a
construção de um currículo participativo e democrático”.
As comunidades realizaram uma diagnose das escolas quilombolas e posteriormente estabeleceram coletivamente os eixos e as diretrizes que nortearão o aprofundamento das discussões para a formalização da matriz curricular da Educação Escolar Quilombola de Oriximiná. Abaixo temos as principais deliberações.
As comunidades realizaram uma diagnose das escolas quilombolas e posteriormente estabeleceram coletivamente os eixos e as diretrizes que nortearão o aprofundamento das discussões para a formalização da matriz curricular da Educação Escolar Quilombola de Oriximiná. Abaixo temos as principais deliberações.
Fórum debate alimentação nas escolas quilombolas
Fórum de Alimentação Escolar Quilombola |
No dia 14 de
maio ainda houve o Fórum da Alimentação Escolar Quilombola, realizado na
Casa da Cultura, na sede do município de Oriximiná, reunindo representações da sociedade civil organizada e de
órgãos públicos, sendo aberta a participação na plenária para toda a sociedade. Ficou decidido que haverá uma reformulação do cardápio escolar.
Proposta para a Elaboração do Currículo da Educação Básica Quilombola
Unidade
Regional de Gestão Escolar (URGE): Escola Raimundo Vieira
Escolas:
Raimundo Vieira e Tancredo neves.
Eixos
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Conteúdos
aplicáveis
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Metodologia
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Saberes,
culturas, valores, datas (calendário), personalidades e memórias das
comunidades
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Culinária;
Música;
Artesanatos;
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Aula presencial(prática);
Paródia;
Confecção;
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Saberes
sobre territorialidade
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Processo de Titulação;
Histórias da Comunidade;
|
Oficinas;
Aulas passeio;
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História
dos Quilombos no Brasil e na Região (conceitos, lideranças, associações)
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Contos e lendas;
Mãe Domingas;
ARQMO;
|
Confecção de Álbuns e livros;
Receita cantada;
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Histórias
e datas importantes do Movimento Negro Local, Nacional de Internacional
|
13 de Maio;
20 de Novembro de 1995;
Mapeamento das Comunidade;
Titulação da 1ª Comunidade do Estado do Pará;
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Palestras;
Teatro;
Entrevistas;
Produções dos mapas;
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Cultura
Africana e Afrobrasileira
|
Danças;
Personalidades Negras;
|
Letras e práticas;
Confecção de álbuns de memória;
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Unidade
Regional de Gestão Escolar (URGE): Nossa Senhora do Perpetuo Socorro
Escola:
N. S. Perpétuo Socorro
Eixos
|
Conteúdos
aplicáveis
|
Metodologia
|
Saberes,
culturas, valores, datas (calendário), personalidades e memórias das
comunidades
|
Saberes locais (benzedeiras, curandeiros,
sacacas, parteiras, consertadores, entre outros).
Calendário cultural das datas históricas.
Estudo sobre as personalidades Afros
Pesquisa das memórias das comunidades quilombolas
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Entrevistas
Estudo de causos
Relatos e registros
Produção textual (poesias, músicas entre outras)
Roda de história
Pesquisas (Oral e escrita)
Livros didáticos (Referências bibliográficas)
Confecção de livros artesanais
Vocabulário quilombola da área local
Maquetes
Croquis dos espaços localidades
|
Saberes
sobre territorialidade
|
Data de fundação da comunidade
Espaço geográfico (área extensão, limites,
números de habitantes)
Regularização da terra
A influência das unidades de conservação nos
territórios quilombolas.
O impacto das mineradoras nos territórios
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História
dos Quilombos no Brasil e na Região (conceitos, lideranças, associações)
|
História do povo Afro Brasileiro (Origem)
Área de atuação de território quilombola no
Brasil (Estados com maior presença de comunidades quilombolas)
As comunidades ou áreas tituladas do Estado do
Pará.
Comunidades quilombolas existentes e reconhecidas
no Município de Oriximiná
Significados e siglas das associações e cooperativas
quilombolas
|
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Histórias
e datas importantes do Movimento Negro Local, Nacional de Internacional
|
A diferença entre o movimento negro e o
quilombola
Datas comemorativas
Resistência negra
Lideranças comunitárias
Fundação dos movimentos quilombolas
A origem do povo afro-brasileira (qual pais da
África)
|
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Cultura
Africana e Afro-brasileira
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Religiosidade quilombolas
História da fundação das comunidades quilombolas
A valorização do protagonismo das pessoas
(contadores, compositores, artesãos, entre outros)
A
diferença entre cultura africana e afro-brasileira
Culinária, dança, música e mitos
|
Unidade
Regional de Gestão Escolar (URGE): SÃO FRANCISCO DE CANINDÉ
ESCOLAS:
São Francisco de Canindé, Nova Aliança, São Francisco de Assis, Bom Jesus
Eixos
|
Conteúdos
aplicáveis
|
Metodologia
|
Saberes,
culturas, valores, datas (calendário), personalidades e memórias das
comunidades
|
Personalidades das comunidades;
As datas comemorativas;
Lendas e contos regionais;
Festejos;
Vivências e valores.
|
Elaboração de projetos de
ensino;
Pesquisas de campo;
Contação de história;
Oficinas de produção;
Teatro;
Elaboração de paródias;
Palestras com as personalidades
quilombolas.
|
Saberes
sobre territorialidade
|
Religiosidade
Culinária
Saberes medicinais
Danças
Artesanatos
Músicas e instrumentos musicais
|
|
História
dos Quilombos no Brasil e na Região (conceitos, lideranças, associações)
|
Localização nacional, regional e
municipal;
Demarcação;
Titulação das terras quilombolas
em Oriximiná.
Mapas dos territórios
quilombolas.
|
|
Histórias
e datas importantes do Movimento Negro Local, Nacional de Internacional
|
História do quilombo do
Jarauacá;
Lideranças quilombolas;
Organização politica;
Formas de trabalho;
Geração de renda.
|
|
Cultura
Africana e Afrobrasileira
|
Movimento negro
Organizações
Associações
Conquista dos marcos legais
(leis, diretrizes e pareceres)
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Unidade Regional
de Gestão Escolar (URGE): SANTA INÊS
ESCOLAS: Santa
Inês e Novo Israel
Eixos
|
Conteúdos
aplicáveis
|
Metodologia
|
Saberes, culturas, valores, datas (calendário),
personalidades e memórias das comunidades
|
Danças;
Teatros;
Religião;
Histórias contadas.
|
Gincana;
Entrevistas;
Pesquisas;
Roda de conversa.
|
Saberes sobre territorialidade
|
Localização geográfica do
território quilombola do município de Oriximiná;
Data e local de titulação das
áreas quilombolas;
|
Pesquisa;
Estudo dos mapas;
Entrevistas em forma de
questionário;
|
História dos Quilombos no Brasil e na Região
(conceitos, lideranças, associações)
|
Diversidade cultural e racial;
Criação da ARQMO
|
Pesquisa;
Seminários;
Entrevistas (ARQMO) quilombolas;
Documentários.
|
Histórias e datas importantes do Movimento Negro
Local, Nacional de Internacional
|
Processo histórico da vinda dos
africanos para o Brasil;
Movimentos negros: local,
nacional e internacional.
|
Pesquisa;
Documentários;
Filmes e vídeos;
Seminários;
Produção textual.
|
Cultura Africana e Afro-brasileira
|
Artesanato;
Culinária;
Capoeira;
Plantas medicinais;
Danças;
Diversidade religiosa.
|
Pesquisa;
Documentários;
Horta com plantas medicinais;
Álbum medicinal.
|
Unidade Regional de Gestão Escolar
(URGE): BALDOÍNO MELO
ESCOLAS:
Baldoíno Melo, São Lázaro, Nossa Senhora Aparecida, Santíssima Trindade, São
Francisco, São João, Nossa Senhora De
Fátima, Nossa Senhora Da Piedade , Nossa Senhora Das
Graças e João Paulo.
Eixos
|
Conteúdos
aplicáveis
|
Metodologia
|
Saberes, culturas, valores, datas (calendário),
personalidades e memórias das comunidades
|
SABERES
Contadores de histórias locais;
Benzedores e parteiras;
Medicina popular;
|
Elaboração de projeto escolar;
Roda de conversa;
Narração de história;
Registro escrito e socialização;
Conversa informal e formal;
Simulação na prática;
Pesquisa de campo e bibliográfica;
Plantão pedagógico
|
CULTURA
Música: tocadores, músicos, compositores.
Poetas, poesias e contos;
Danças: lundu, mazuca, valsa, desfeiteira,
ramada, castanheiro, mulatinha, entre outros.
Festividades comunitárias;
Cantigas de roda;
Lendas;
Artesanato: teçumes, cerâmica, crochê, culinária
local, objetos com utilização de matérias primas.
|
Visitas aos artistas locais;
Apresentação dos artistas nas escolas;
Oficinas pedagógicas;
Luau para culminância;
|
|
VALORES
Crenças, rezadores, religiosidade;
Igualdade e respeito;
Partilha;
Puxirum;
|
Exibição de filmes;
Encenação teatral;
Registros;
Socialização.
|
|
DATAS
(calendário)
Primeiro encontro de raízes negras; criação das
associações; titulação dos territórios quilombolas; fundação das comunidades.
|
Pesquisas orais e bibliográficas;
Manuseio de documentos históricos;
Entrevistas com lideranças;
Oficinas textuais.
|
|
PERSONALIDADES
E MEMÓRIAS COMUNITÁRIAS:
Baldoíno Melo, Mimi Viana, Rafael Viana, Padre
Patrício, Daniel Souza, Lúcia Andrade.
|
Pesquisas orais e bibliográficas;
Elaboração de desenhos, pinturas, poemas e
poesias;
Paródias;
Produção de documentários.
|
|
Saberes sobre territorialidade
|
Divisão territorial;
Limitação territorial;
História de fundação;
Primeiros habitantes;
Meios de transporte e de comunicação;
Etnolinguagem local;
Economia sociocultural local;
Movimentos sociais não governamentais;
Origem, fundação e importância;
|
Pesquisa de campo;
Roda de conversa;
Aula expositiva;
Aula passeio;
Palestras;
Produção textual: paródias, poesias, contos, etc.
Produção de cartazes;
Teatro;
Dança;
Confecção de produtos artesanais.
|
História dos Quilombos no Brasil e na Região
(conceitos, lideranças, associações)
|
Herança cultural;
Produção de textos;
Leitura;
Ortografia;
Gramática;
Pintura;
Desenho;
Símbolo;
Colagem;
Dobraduras;
Tempo cronológico;
Economia sociocultural da região;
Medidas de capacidade.
|
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Histórias e datas importantes do Movimento Negro
Local, Nacional de Internacional
|
Diferenças dos movimentos Negros e Movimento
Quilombola
Importância e valorização das lutas dos Quilombos
– Municipal, Estadual e Nacional;
Marcos Históricos dos movimentos Quilombolas,
Municipal, Estadual e Nacional.(fundação das comunidades Quilombolas, ARQMO, Associações Territoriais, Titulação
dos territórios Quilombolas e Realizações de Encontro de Raízes Negra),
fundação da MALUNGU e CONAC
Trabalhar as legislações, leis;
|
Pesquisa de campo com lideranças Quilombolas;
Produção textual relacionada a Pesquisa;
Utilização de livros didáticos com recorte das
histórias Afro brasileiro e datas históricas.
Elaboração de materiais pedagógicos técnicos de
educação e liderança quilombolas;
|
Cultura
Africana e Afrobrasileira
|
Manifestações
culturais ( danças, musicalidade, rituais afro descendente , ladainha,folias,)
Culinária,
Valorização da medicina caseira,
Dons espirituais -
Parteiras (os)
Rezadeiras (os)
Estudo de religiões de matrizes Africana
|
Interação de lideranças com saberes diferenciados
para socializarem os conhecimentos para comunidade escolar por meio de
palestras, oficinas, cuminança etc..
de acordo com a especificidade de cada conteúdo.
|
Fotos do evento:
Artesãos Dona Maria do Carmo Colé e seu Zé Lopes |
Professora Elzanira Santos |
Compositor e Cantor, Mestre de Cultura Mimi Viana |
Conselheiro Municipal de Educação Prof. Joel da Cruz |
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