O auditório da EEEFM Deodoro de Mendonça esteve
lotado na última quarta-feira (22), cerca de 200 participantes, para o
Seminário Educação para Relações Étnico-Raciais: Integração Curricular com
ênfase na BNCC. Gestores, professores, técnicos em educação, discentes do curso
de pedagogia, entidades do movimento social negro e representantes quilombolas,
compareceram ao Seminário uma realização da Secretaria de Estado de Educação –
SEDUC, organizado pela Coordenadoria de Educação para Promoção da Igualdade Racial
– COPIR.
O evento fechou a programação da Semana Educacional
de Denúncia Contra o Racismo realizada no período de 13 a 17 de maio nas
escolas do estado, atendendo alunos(as) do ensino fundamental ao médio com
atividades direcionadas pela equipe COPIR: Tela Negra e Oficina
Experimentações, Fotopoéticas e Africanidades.
O período escolhido para a Semana está em sintonia
com as atividades que aludem ao dia 13 de Maio como Dia Nacional de Denúncia
contra o Racismo. Objetivando atuar na sensibilização da sociedade para atuação
de enfrentamento ao racismo, destacando a escola como Espaço Multicultural,
combatendo a produção do silêncio acerca da existência do racismo na sociedade
brasileira e no cotidiano escolar em ações voltadas aos professores e alunos.
A composição da mesa contou com a
participação da Especialista em Educação/COPIR - Simone Araújo, representando a Secretaria de Educação do Estado, que destacou a
importância do seminário. Em seguida, concluindo a composição da mesa tivemos a presença do Sr.
Jorge Farias (OAB/PA), a Srª. Maria de Fátima Matos Silva (CEDENPA), e a
Profª. Doutora Marilú Márcia Campelo (GEAM/UFPA).
Na sequência a Profª. Doutora Marilú Márcia Campelo proferiu a palestra
intitulada Educação para as Relações Ètnico-raciais:
Programas de formação de professores para
implementação da Lei 10.639/2003. Em seguida, a palestrante Profª.
Doutora Ariana Kelly L. S. da
Silva concluiu as atividades do período da manhã como sua exposição: Nossos passos vem de longe: Evolução humana
e o enfrentamento do racismo. Em
continuidade, as palestras oportunizaram o diálogo entre as professoras palestrantes e os participantes do seminário,
elucidando questões relacionadas a falas proferidas, bem como outras
informações complementares aos temas.
No
período da tarde, a programação seguiu com diálogo sobre a Educação Escolar
Quilombola: Experiências e Desafios da Implantação da Modalidade no Pará -
COPIR/SEDUC. Em seguida, deu-se a Roda de Conversa: O Ensino de História e
Cultura Afro-brasileira e Africana e os diferentes meios para sua implementação
na educação básica - Experiências e práticas de professores da SEDUC.
COPIR:
20 anos, ousadias, resistências e parcerias para o enfretamento ao racismo na
educação.
O
momento da roda de conversa por meio das experiencias pedagógicas exitosas para
implementação da Lei 10.639/2003 dos professores surgiu como forma de
valorização das práticas educativas realizadas pelos servidores da rede
estadual de ensino, cujos relatos foram carregados de ousadias, resistências e
gratidões aos parceiros COPIR, movimento social negro, aos gestores e
professores de suas respectivas escolas pelo apoio no que concerne a formação
continuada e ao enfrentamento as mais variadas posturas racistas encontradas no
decorrer do construto por uma educação antirracista e democrática, compreendida
como direto de todos educandos da escola pública.
Professora
Flora Cristine da Costa Scantlebury. Graduada em Letras com especializações na
temática étnico-raciais. Atua na EEEM Pedro Amazonas Pedroso, com alunos do 1º
ano – Lingua Portuguesa e 2º ano – Literatura Portuguesa. Desenvolve Projeto Somo Todos Iguais, Será?
Ilka Joseane Pinheiro Oliveira. Professora de História e Estudos Amazônicos/SEDUC
na EEEFM Coronel Sarmento (Icoaraci). Historiadora e mestre em educação pelo
PPGED/UFPA e Especialista na Lei 10.639/03: Africanidades e Saberes Afro na
Amazônia GEAM/UFPA. Desenvolve Projeto Brasil e África.
Professora
Cláudia Peniche. Especialista Saberes Africanos, afro-amazônico e a
Implementação da Lei 10.639. Atua no Instituto de Educação Estadual Do Pará.
Desenvolve Projeto Consciência Negra.
Professor Vinicius Darlan Silva
de Andrade. Graduado em Licenciatura em História e Especialista Saberes
Africanos, afro-amazônico e a Implementação da Lei 10.639. Atua nas EEM Ademar
de Vasconcelos, do município de Salvaterra, e EEFM Gasparino Batista da Silva,
do município de Soure. Desenvolve Projeto Semana Integrada de Combate ao
Racismo.
Premiado,
em 2015, com o 7º Prêmio Educar para a Igualdade Racial e de Gênero:
experiências de promoção da igualdade étnico-racial em ambiente escolar, pela
execução do projeto "Semana Integrada de Combate ao Racismo",
desenvolvido em parceria com a EEM Ademar de Vasconcelos, e a EEFM Gasparino
Batista na Ilha do Marajó. A premiação foi na categoria "Professor de
Educação Escolar Quilombola", em cerimônia promovida pelo Centro de
Estudos de Relações do Trabalho e Desigualdades (CEERT) em São Paulo.
Em prosseguimento com as palestras a Profª. Doutoranda Joana Carmem do
Nascimento Machado encerrou os diálogos do dia com o tema foco do seminário:
Educação para as Relações Ètnico-raciais: Integração Curricular com Ênfase na
BNCC.
A
finalização do evento transcorreu com sorteios de livros relacionados as
temáticas proferidas entre os participantes. Os livros foram doados pelo
GEAM/UFPA na pessoa da Profª. Doutora Marilú Márcia Campelo.
Texto:
Simone Araújo – COPIR/SEDUC.
Fotos:
Simone Araújo.
Texto: Simone Araújo/SEDUC/COPIR
Fotografia: Simone Araújo
Fotografia: Simone Araújo
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